Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Bahia decreta calamidade após ciclone causar chuvas intensas no sul do estado

O governo estadual, sob gestão Rui Costa (PT), decretou estado de calamidade em 24 municípios

Bahia decreta calamidade após ciclone causar chuvas intensas no sul do estado
Notícias ao Minuto Brasil

18:15 - 10/12/21 por Folhapress

Brasil Clima

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Um ciclone extratropical formado na costa Sul do Brasil ajudou a provocar fortes chuvas em cidades do sul da Bahia na quinta-feira (9). O governo estadual, sob gestão Rui Costa (PT), decretou estado de calamidade em 24 municípios.

Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram cidades totalmente inundadas, como Jucuruçu, Nova Alegria e Itamaraju, que registrou volume de 450 mm de chuva. Trechos de rodovias também foram danificados pela chuva. O mau tempo deve continuar nesta sexta (10).

Segundo o MetSul, na terça (7), um centro de baixa pressão começou a se aprofundar na costa do Rio de Janeiro e se moveu para o Sul pelo Oceano Atlântico. À medida que se deslocou para o Sul, ele passou a se aprofundar em mar aberto, começando a organizar uma espiral de nuvens típica de formação ciclônica, o que ocorreu durante esta quinta.

O centro de baixa pressão que formou o fenômeno está mais ao Norte do que o usual, o que fez com que formasse uma frente na altura no nordeste de Minas Gerais, norte do Espírito Santo e oeste e sul da Bahia.

Meteorologistas apontam que o ciclone deve se intensificar ainda mais nesta sexta, mas sem passar próximo à costa brasileira. Segundo Luiz F. Nachtigall, meteorologista da MetSul, "por estar distante da costa, o ciclone extratropical não oferece riscos no Sul do Brasil".

"Ao contrário, como é comum este tipo de fenômeno impulsionar ar seco a Oeste da sua posição, o que traz é sol e predomínio do tempo firme. Esta tempestade no mar ainda foi responsável por trazer ar mais frio de trajetória marítima com geada no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além de clima de inverno na cidade de São Paulo", explica.

De acordo com a Climatempo, no sul da Bahia, a chuva começará a diminuir neste sábado (11), mas o oeste do estado ainda ficará bastante carregado. Será a partir do domingo (12) que a chuva deverá diminuir de forma geral no estado.

Na noite de quinta, o governo estadual montou força-tarefa para enviar ajudas aos municípios de Teixeira de Freitas, Jucuruçu, Prado e Itamaraju. O Graer (Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia) emprega três aeronaves para atendimento específico de demandas urgentes de defesa social e bombeiros que estavam de férias foram acionados para auxiliar nas operações de resgate de moradores ilhados.

"Assim que a água baixar, vamos fazer um levantamento detalhado de tudo que precisa ser reconstruído: estradas, pontes e casas que foram destruídas. Mas só dá para fazer esse levantamento depois que a água baixar, porque você precisa ver o estrago, de fato, e a solução técnica que vai ser dada em cada ponto onde se perdeu aquela infraestrutura", disse o governador Rui Costa.

Segundo a Defesa Civil, as prefeituras ainda estão levantando o número de desabrigados e desalojados. Há muita dificuldade, devido às inundações, de chegar a alguns municípios.

Helicópteros partiram de Salvador e da Base Avançada de Barreiras para as áreas onde a situação é mais crítica. Escavadeiras e outros equipamentos também foram deslocados para os trechos impactados pela chuva na BA-284 e da BR-489.

Pacientes que se encontravam ilhados em Cumuruxatiba, na cidade de Prado, foram levados para a sede do município para receber atendimento médico. As aeronaves levam ainda cestas básicas e outros itens para suprir as necessidades de comunidades isoladas pela água.

Campo obrigatório