Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Samarco entrega nova versão do plano de recuperação ambiental

O primeiro Plano de Recuperação Ambiental elaborado pela Samarco para a região foi entregue no dia 18 de janeiro

Samarco entrega nova versão do plano de recuperação ambiental
Notícias ao Minuto Brasil

21:23 - 17/02/16 por Notícias Ao Minuto

Brasil Ibama

A mineradora Samarco, responsável pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), no dia 5 de novembro, entregou no fim da tarde desta quarta-feira (17) uma versão atualizada do Plano de Recuperação Ambiental para as regiões afetadas pelo desastre.

Como refere o Correio Braziliense, o novo documento inclui uma exigência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que informou por meio de nota que o novo plano será reavaliado pela equipe técnica do instituto.

O primeiro Plano de Recuperação Ambiental elaborado pela Samarco para a região foi entregue no dia 18 de janeiro. Em 27 de janeiro, o Ibama encaminhou um ofício à mineradora exigindo que a empresa apresentasse até o final da tarde desta quarta-feira as atualizações e complementações no documento, avaliado como “superficial” pela equipe técnica do órgão.

De acordo com a publicação, uma nota técnica indica que a equipe avaliou que o levantamento dos impactos havia sido feito de maneira genérica pela Samarco, sem considerar o imenso volume de informações produzidas e disponíveis até o momento. "O diagnóstico dos danos é extremamente superficial", indica a nota. As ações propostas foram classificadas como "pouco detalhadas e pouco fundamentadas do ponto de vista metodológico e científico".

A mineradora Samarco divulgou que o documento atualizado foi elaborado pela consultoria Golder Associates, “com expertise em engenharia, meio ambiente e emergências ambientais” e que o plano contém informações relacionadas aos impactos identificados e às ações recomendadas para a recuperação ambiental.

A empresa diz ainda que as ações constantes do plano têm sido debatidas pela Samarco com os órgãos e entidades ambientais dos governos dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo.

Ibama

Segundo informações do Ibama, na quinta-feira (18) e na sexta-feira (19) serão realiadas vistorias na região de Barra Longa, uma das mais atingidas pelo desastre. Ainda de acordo com o Correio Braziliense, o órgão também programou uma vistoria de constatação do término das principais obras de contenção dos rejeitos remanescentes da barragem de Fundão para a próxima segunda-feira (22).

Campo obrigatório