Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Unesco declara dois locais no Brasil como geoparques mundiais

Conheça os geoparques do Brasil reconhecidos pela Unesco

Unesco declara dois locais no Brasil como geoparques mundiais
Notícias ao Minuto Brasil

06:30 - 14/04/22 por Folhapress

Brasil Unesco

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Unesco declarou nesta quarta-feira (13) dois locais brasileiros como geoparques mundiais. São eles o geoparque Seridó, no Rio Grande do Norte, e o geoparque Caminhos dos Cânions do Sul, entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul.

O geoparque Araripe até o momento era o único brasileiro entre os geoparques da Unesco. Ele fica na bacia do Araripe, entre os estados de Ceará, Pernambuco e Piauí.

Como o nome diz, os geoparques são relacionadas aos patrimônios geológicos de relevância internacional. Segundo a Unesco, o objetivo também é explorar, desenvolver e celebrar as relações entre os aspectos geológicos, naturais, culturais e imateriais da área.

O título de geoparque mundial tem duração de quatro anos. Depois disso, há um processo de revalidação que pode resultar em mais quatro anos com o título.

Caso a reavaliação entenda que o parque não mais cumpre algum critério, o local terá dois anos para adequação. Caso isso não aconteça, o geoparque perde então o título.

CONHEÇA OS GEOPARQUES DO BRASIL RECONHECIDOS PELA UNESCO

ARARIPE

O local tem registros geológicos do período do Cretáceo Inferior, entre 90 e 150 milhões de anos atrás, com destaque para a importância paleontológica.

Esse geoparque foi nomeado em 2015 pela Unesco e tem 3.441 km².

SERIDÓ

Sob o domínio da caatinga, bioma exclusivo do Brasil, o geoparque tem uma área de 2,800 km².

Na região há 120 mil habitantes e comunidades quilombolas.
A região tem uma das maiores reservas do mineral scheelita da América do Sul e tem testemunhos da evolução de 600 milhões de anos da Terra.

CAMINHOS DOS CÂNIONS DO SUL

O geoparque, em área de mata atlântica, tem uma área de 2,830.8 km² e é habitado por 74.120 pessoas.

Entre as estruturas que chamam a atenção na região estão as enormes paleotocas, escavadas animais extintos da megafauna, como preguiças gigantes.

Campo obrigatório