Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Imprecisão de horário de votação pode frustrar ato político no Planalto

No momento, menos de dez senadores discursaram na sessão

Imprecisão de horário de votação pode frustrar ato político no Planalto
Notícias ao Minuto Brasil

15:44 - 11/05/16 por Estadao Conteudo

Brasil Brasília

A imprecisão sobre o horário de votação da admissibilidade de impeachment da presidente da República, Dilma Rousseff, no Senado pode frustrar ato político de parlamentares da base do governo no Planalto. Após a votação, senadores planejam caminhar do Senado até o Palácio do Planalto, do outro lado da rua. Entretanto, é possível que a votação entre pela madrugada, o que impossibilitaria a ação.

Caso não seja possível, senadores querem participar de algum ato com a presidente amanhã, quando ela tiver de deixar o cargo. Eles entendem que é preciso "registrar" o momento de alguma forma e que o fato "não pode passar em branco".

Uma opção seria descer ao lado de Dilma a rampa do Palácio do Planalto. Antes disso, entretanto, é preciso a concordância da própria presidente. Ontem, ela havia pedido para suspender a cerimônia de descida da rampa. Na avaliação do Planalto, a cena poderia ser interpretada como "entrega" do governo.

No momento, menos de dez senadores discursaram na sessão. Se todos os 68 inscritos falarem, é possível que haja ainda mais 15 horas de sessão.

A assessoria técnica do Senado prevê que a votação em si aconteça apenas às 5 horas da manhã. Entretanto, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), pode encerrar a fase de discursos. Na terça, ele havia informado que gostaria de realizar a votação por volta das 22 horas. Com informações do Estadão Conteúdo. 

Campo obrigatório