Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

OMS sugere que casais brasileiros considerem adiar gravidez

Recomendações da Organização Mundial da Saúde também valem para casais estrangeiros que estiveram no Brasil

OMS sugere que casais brasileiros considerem 
adiar gravidez
Notícias ao Minuto Brasil

08:11 - 31/05/16 por Estadao Conteudo

Brasil Zika

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que casais que vivem em locais com o surto do vírus zika, como o Brasil, adiem ou pelo menos considerem adiar uma gravidez. Para os estrangeiros ou mesmo pessoais locais que apresentaram algum sintoma, a sugestão, publicada nesta terça-feira (31) pela entidade, é de que esperem pelo menos seis meses para iniciar uma gravidez.

A sugestão acontece depois que novos estudos realizados pela entidade e cientistas apontarem que o vírus tem um período maior de permanência no sêmen, além do que se previa.

"Nossa sugestão é de que pessoas em locais com surto adiem ou considerem adiar uma gravidez", disse Christian Lindmeier, porta-voz da OMS, que ressalta a necessidade de que as mulheres desses países tenham acesso à informação e às medidas de prevenção, como preservativos.

Em casos de estrangeiros que visitam o Brasil e tenham sintomas como febre e conjuntivite, a sugestão é de que a espera seja de seis meses. "Isso é uma forma de garantir que o vírus deixe o corpo", comentou Lindmeier.

Segundo ele, a sugestão anterior da OMS era de uma espera de apenas três meses. "Decidimos rever nossas recomendações, diante das novas informações que temos sobre o vírus" pontuou.

Outra mudança se refere também a casais que tenham estado no Brasil, mesmo sem dar sinais de sintomas. "Essas pessoas devem esperar oito semanas ao voltar de locais afetados", sugeriu. Antes, a recomendação falava em quatro semanas. Com informações do Estadão Conteúdo.

Campo obrigatório