Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Ato contra abuso sexual reúne 420 calcinhas na Praia de Copacabana

Ação faz parte dos protestos organizados pela ONG Rio de Paz

Ato contra abuso sexual reúne 420 calcinhas na 
Praia de Copacabana
Notícias ao Minuto Brasil

12:50 - 06/06/16 por Estadao Conteudo

Brasil Rio de Janeiro

A Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro, amanheceu com 420 calcinhas estendidas na areia. As peças de roupa representam a quantidade de mulheres estupradas no Brasil a cada 72 horas (por ano, são cerca de 50 mil). A ação, que faz parte de protesto da organização não governamental Rio de Paz, foi realizada contra a violência praticada contra as mulheres.

Além das calcinhas espalhadas, doadas pela marca Duloren, foram expostos painéis com imagens do fotógrafo Márcio Freitas com o tema "Nunca me calarei". As fotos retratam a angústia de mulheres vítimas de abuso. Os rostos têm a marca de uma mão, em vermelho, como se tivessem tentado calar as mulheres.

Antônio Carlos Costa, fundador do Rio de Paz, defendeu ações preventivas do poder público em favelas e comunidades de baixa renda para evitar esse tipo de crime.

Na tarde desta segunda-feira (6), está marcada uma audiência pública para debater a cultura do estupro, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Foram convidados a delegada Cristiana Bento, titular da Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (Decav), que assumiu o caso da adolescente que sofreu estupro coletivo no Morro da Barão, na Zona Oeste, e o delegado Alessandro Thiers, da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática, afastado das investigações. Com informações do Estadão Conteúdo.

Campo obrigatório