Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Falha nos freios causou acidente de ônibus na Mogi-Bertioga, diz perícia

Uma testemunha disse que o ônibus com estudantes tentou ultrapassá-lo antes de perder o controle, tombar, deslizar e bater em uma pedra

Falha nos freios causou acidente de ônibus na Mogi-Bertioga, diz perícia
Notícias ao Minuto Brasil

19:32 - 24/06/16 por Folhapress

Brasil Laudo

Falha nos freios e alta velocidade provocaram o acidente de ônibus na rodovia Mogi-Bertioga que deixou 18 pessoas mortas no começo do mês. Essa é a conclusão da perícia que analisou o caso, divulgada nesta sexta-feira (24) pelo secretário Estadual de Segurança de São Paulo, Mágino Alves Barbosa Filho.

A falha ocorreu pelo desgaste no tambor dos freios dianteiros do veículo, indicando uma "manutenção inadequada", disse o secretário.

A União do Litoral, empresa que opera a linha, informou que não foi comunicada do resultado da perícia.

Havia 35 pessoas no veículo. Morreram 17 estudantes (confira o perfil das vítimas ) e o motorista, Antonio Carlos da Silva, 37. O veículo fazia uma linha diária entre São Sebastião, onde vivia a maioria dos 18 mortos, e Mogi das Cruzes, local das universidades.

Desde o acidente, o motorista passou a ser alvo de críticas de amigos e familiares de vítimas. Dizem que ele abusava da velocidade nos retornos diários. Os estudantes já haviam feito um abaixo assinado contra motoristas que faziam a linha.

No enterro, a cunhada Edilaine Silva dos Santos disse que a família estava indignada com algumas pessoas que tentam culpá-lo pelo acidente. "Ele era um profissional dedicado e muito responsável. Ser motorista era um sonho, que ele adquiriu com o pai. Ele não colocaria a vida de tantas pessoas em risco", afirmou.

Presente no velório, Luiz Carlos Soares, dono da empresa União do Litoral, lamentou a fatalidade. Segundo ele, o motorista era um funcionário exemplar e nunca recebeu qualquer reclamação sobre ele. "Eu sempre digo que aqueles que fazem as viagens todos os dias para estudar em outras cidades, principalmente Mogi que é o trecho mais distante, quando se formarem, se espremerem o diploma vai cair gotas de sangue, pois é um sacrifício muito grande", comentou.

Uma testemunha disse à Folha que o ônibus com estudantes tentou ultrapassá-lo antes de perder o controle, tombar, deslizar e bater em uma pedra. Com informações da Folhapress.

Leia também:

MP investiga clubes que exigem uniforme branco de babás

Campo obrigatório