Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Ativistas protestam contra morte da onça Juma em Manaus

Além de pedir o fim da exposição dos animais, os ativistas cobraram transparência no processo administrativo que apura as causas e circunstâncias da morte da onça

Ativistas protestam contra morte da onça Juma em Manaus
Notícias ao Minuto Brasil

14:36 - 25/06/16 por Folhapress

Brasil Exército

"Somos todos Juma" foi o mote de um protesto realizado na manhã deste sábado (25) em Manaus contra exposição de animais selvagens pelo Exército.

A manifestação acontece cinco dias depois da onça-pintada Juma ter sido morta no CIGS (Centro de Instrução de Guerra na Selva), horas depois de participar da cerimônia de revezamento da tocha olímpica na capital amazonense.

Juma morreu no final da manhã da última segunda-feira (21) após ter escapado da jaula de proteção no zoológico do CIGS, no bairro São Jorge, na zona oeste da capital do Amazonas. O centro estava fechado, sem visitação pública, como em todas as segundas-feiras.

O grupo formado por cerca de 40 ativistas concentrou-se em frente ao centro militar. Com cartazes e faixas, os manifestantes cobraram apuração sobre a morte da onça e gritaram palavras de ordem como "viva os animais, não à exposição" e "vem para a rua, somos todos Juma".

"Nós não somos contra o projeto de resgate de onças-pintadas na Amazônia pelo Exército, mas contra a exploração desnecessária de um animal ameaçado de extinção", afirma Joana D'arc Oliveira, presidente da Pata (Proteção, Atenção e Tratamento Animal), entidade que organizou o protesto. A ativista também defende a responsabilização do Comitê Rio-2016 pela morte da onça.

A artista plástica Rosa dos Anjos, 45, que esculpiu uma estátua de onça-pintada que fica em frente à entrada do CIGS, também participou da manifestação. Ela defendeu que a estátua seja batizada de Juma.

As visitações ao zoológico foram suspensas neste sábado. O Exército informou que o local passa por manutenção.

APURAÇÃO

Além de pedir o fim da exposição dos animais, os ativistas cobraram transparência no processo administrativo que apura as causas e circunstâncias da morte da onça.

Na última quinta-feira (23), a Pata protocolou um pedido ao Comando Militar da Amazônia para acompanhar a apuração.

A presidente da entidade diz que também vai cobrar informações sobre a participação de um boto no revezamento da tocha olímpica, no município de Novo Airão.

Em Manaus, o Comando Militar tem sete onças sob sua responsabilidade. Duas delas são mascotes do próprio comando (Jiquitaia e Aru) e cinco fazem parte do zoológico do CIGS. A onça Juma era mascote do 1º BIS (Batalhão de Infantaria de Selva). Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório