Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Aldeias indígenas recebem mutirão de atendimento médico

Mais de 2 mil indígenas serão beneficiados com atendimento médico especializados em 120 locais

Aldeias indígenas recebem mutirão 
de atendimento médico
Notícias ao Minuto Brasil

22:05 - 13/07/16 por Notícias Ao Minuto

Brasil Sábado

Cerca de 2 mil indígenas que vivem em 123 aldeias na Amazônia deverão ser atendidos até o próximo sábado (16), durante mutirão da saúde.

A ação é uma parceria da Secretaria de Saúde Indígena (SESAI) do Ministério da Saúde, por meio do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Parintins, e os Expedicionários da Saúde (EDS), organização não governamental que há 14 anos exerce trabalho humanitário em comunidades indígenas da Região Norte do Brasil. A previsão é realizar cerca de 300 cirurgias e mais 2 mil atendimentos especializados.

Para realizar os atendimentos, foi montada uma estrutura física no meio da Floresta Amazônica, que conta com centros cirúrgicos e espaço para a realização de exames de ultrassonografia. Também participam da iniciativa o Ministério da Defesa, Fundação Nacional do Índio (Funai), Secretarias Municipais de Saúde de Parintins, Barrerinhas e Maués, além das comunidades indígenas existentes na região, por meio de seus caciques e tuxauas.

"Além de, praticamente, zerarmos as filas por cirurgias gerais e oftalmológicas entre nossos indígenas de quase 120 aldeias da região, nossa expectativa também é de realizar mais de 2 mil atendimentos especializados nas áreas de odontologia, clínica geral, pediatria, ginecologia e obstetrícia", destacou a coordenadora do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Parintins, Paula Rodrigues.

O Portal Brasil explica que o mutirão conta com voluntariado de equipes logísticas e de saúde e com os investimentos feitos pelo governo federal e outros apoiadores. “Para que este mutirão em Umirituba, por exemplo, fosse realizado, nós colocamos nossas equipes do DSEI em área desde o mês de fevereiro, para realizar as visitas aos 12 Polos Base de Saúde, conversar com caciques e lideranças e realizar uma pré-triagem para dimensionar o quantitativo de indígenas a serem operados ou atendidos no mutirão”, explica Paula.

Ação humanitária

Em 35 edições, desde 2004, as equipes dos Expedicionários da Saúde–

EDS já realizaram mais de seis mil cirurgias e mais de 35 mil atendimentos especializados. A área coberta pelas ações dos voluntários é equivalente ao território da França, sendo a grande maioria de terras indígenas demarcadas.

Nesta edição que ocorre em Parintins, a expedição realizou a entrega de óculos de grau após as consultas oftalmológicas. Até o fim da expedição, cerca de 1.000 indígenas serão contemplados com a entrega de óculos, que ajudarão a melhorar a qualidade de vida de quem vive na floresta.

Campo obrigatório