Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Polícia prende 8 suspeitos de vender armas e drogas para traficantes

O grupo foi preso sob suspeita de tráfico de drogas internacional, além de fornecer armas, drogas e até rádios a traficantes da facção criminosa Terceiro Comando

Polícia prende 8 suspeitos de vender 
armas e drogas para traficantes
Notícias ao Minuto Brasil

22:50 - 24/07/16 por Folhapress

Justiça Rio de Janeiro

A 11 dias da abertura da Olimpíada, seis equipes da Delegacia de Combate às Drogas, da Polícia Civil do Rio, realizaram oito prisões entre sexta (22) e a madrugada deste domingo (24).

As ações aconteceram em diferentes pontos da zona norte da cidade, principalmente, na Ilha do Governador, onde delegações vão desembarcar no aeroporto internacional do Galeão/Tom Jobim.

O grupo foi preso sob suspeita de tráfico de drogas internacional, além de fornecer armas, drogas e até rádios a traficantes da facção criminosa Terceiro Comando. De acordo com policiais civis, as prisões servem para dificultar as ações da facção.

A primeira operação aconteceu, na tarde de sexta (22), quando policiais prenderam Thiago Henrique Gomes de Oliveira, conhecido como Tita, 29. Segundo os investigadores, ele era responsável por fornecer e ainda cuidar da manutenção e instrução para usar rádios comunicadores nas comunidades do Dendê, na Ilha do Governador, e Serrinha, em Madureira, além das favelas Vila do João, Baixa do Sapateiro e Vila do Pinheiro, no complexo da Maré. Todas localizadas na zona norte da cidade.

Tita, segundo os policiais, vendia cada rádio aos traficantes por cerca de R$ 1.200. O rapaz tem passagem pela polícia pelos crimes de receptação, estelionato e porte ilegal de arma de uso restrito. O delegado Felipe Curi, da DCOD, o autuou pelo crime de associação para o tráfico de drogas.

Em outro ponto da Ilha do Governador, ainda na sexta, os policiais civis prenderam Leonardo dos Santos Caridade, o Léo do Dendê, 31. No momento da prisão, ele estava com acessórios para pistolas Glock, conhecidos como Roni. Os acessórios (três foram apreendidos) são utilizados para modificar a pistola, o que faz a arma a ter características de uma submetralhadora.

O equipamento é utilizado pelos criminosos em pistolas de calibre nove milímetros e de ponto 40, de uso exclusivo das forças de segurança.Léo Dendê fornece também, segundo a polícia, armas e drogas, para o Terceiro Comando. O criminoso foi atuado por receptação, porte ilegal de acessórios de arma de fogo de uso restrito e associação para o tráfico de drogas.

Em outra ação da polícia, o soldado da Aeronáutica, Ygor dos Santos Líbano, 21, e Vinícius Ribeiro Wanderley, 25, foram presos em um dos acessos à Linha Amarela, principal via a ser utilizada pelas delegações que seguem para a Vila dos Atletas, na Barra da Tijuca, zona oeste. A dupla havia marcado um encontro com Léo do Dendê para entregar os acessórios para as armas de fogo. Com eles foram apreendidos três coldres táticos de perna de polímero para pistolas, uma mira laser para fuzil, 20 munições para pistolas de calibre nove milímetros. Líbano e Wanderley foram autuados em flagrante pelos crimes de porte ilegal de acessórios para arma de fogo de uso restrito e associação para o tráfico.

Já na madrugada de sábado (23), durante a ação conjunta da DCOD e da 27ª Delegacia de Polícia (Vicente de Carvalho), foi preso Diego de Souza Marques, conhecido como Lost, 34. Lost era procurado pela Polícia Federal desde 2014 quando foi expedido um mandado de prisão contra ele por tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico. Segundo as investigações, ele integrava uma organização que enviava cocaína por contêineres para a Europa, África e Cuba. Lost foi encontrado pela polícia em um show de samba na zona norte do Rio.

Na noite de sábado (23), os policiais civis prenderam em outra ação Marcus Vinícius Lima Haido e Bruno Luiz Ramos dos Santos, ambos com 25 anos. Eles foram abordados pelos agentes no estacionamento de um fast food, na estrada do Galeão, na Ilha do Governador. Com a dupla, os agentes encontraram 580 comprimidos de ecstasy e um quilo de haxixe marroquino, vendido a R$ 30 mil. Eles ainda carregavam, segundo os policiais, 70 "bolas" de haxixe, já preparadas para venda no varejo e uma droga conhecida como Wax, uma espécie de maconha destilada. Mais potente que a droga encontrada no Brasil, um cigarro de wax equivale a 20 cigarros comuns de maconha. A assessoria da Polícia Civil do Rio informou que as "drogas seriam destinadas a turistas que desembarcassem no Galeão. Os dois foram autuados pelo crime de tráfico de drogas.

No bairro da Tijuca, zona norte, Michel Swire Magioli, 19, foi preso em flagrante. Com ele foram encontrados cinco quilos de maconha, haxixe marroquino e material para endolação da droga. Michel foi autuado pelo crime de tráfico de drogas.

Todos foram encaminhados para o sistema penitenciário do Rio. A reportagem não obteve o contato dos advogados dos oito detidos. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório