Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Santa Casa de SP deixa de fazer cirurgias não emergenciais

Cerca de 40 pessoas estão sendo afetadas todos os dias com a medida, que deve durar até a próxima semana

Santa Casa de SP deixa de fazer 
cirurgias não emergenciais
Notícias ao Minuto Brasil

22:45 - 27/07/16 por Folhapress

Brasil Saúde

Em mais um reflexo da maior crise de sua história, a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo deixou de fazer, desde a semana passada, cirurgias eletivas, aquelas que não têm caráter de urgência. Cerca de 40 pessoas estão sendo afetadas todos os dias com a medida, que deve durar até a próxima semana.

Segundo a instituição, a decisão foi tomada para que o recurso disponível seja aplicado na manutenção das operações no pronto-socorro, que atende cerca de 1.500 pessoas por dia, e para evitar riscos maiores aos pacientes.

"Estamos com nossos estoques de insumos em um nível perigosamente baixo. Não podemos botar para dentro da Santa Casa pessoas que não passam por riscos de vida e comprometer a situação dela por não termos como atendê-la adequadamente", afirma José Carlos Vilela, superintendente da instituição.

Com um dívida de R$ 868 milhões com fornecedores e credores, o hospital pleiteia um aporte financeiro de R$ 360 milhões do BNDEs e da Caixa Econômica Federal para conseguir retomar sua plena atividade. As tratativas para o empréstimo estão avançadas, mas, em curto prazo, a Santa Casa não tem conseguido recursos para funcionar plenamente e afirma ter de adotar medidas "impopulares" para sobreviver.

"Pedimos ajuda para o Estado e município para atravessar esse momento, embora todos estejam em dificuldade. Não tratamos de nenhum valor específico. Solicitamos envio de remédios e de recursos financeiros. Há boa vontade e deveremos ter uma resposta positiva", diz o superintendente.

Segundo a instituição, um "respiro financeiro" deve ocorrer já na semana que vem e os pacientes terão suas cirurgias remarcadas. "O hospital não parou. O pronto-socorro está funcionando e os ambulatórios também. Mas temos de ter sustentabilidade em nossas operações. Só assim, e com ajuda de um novo empréstimo para nos reequilibrarmos diante das dívidas, vamos sobreviver", declarou Vilela. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório