Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Kátia Abreu comenta fala de Serra no México: 'Metido a engraçadinho'

Com o trecho do discurso de Serra, a falta de representatividade feminina no governo Temer veio à tona

Kátia Abreu comenta fala de Serra no México: 'Metido a engraçadinho'
Notícias ao Minuto Brasil

12:23 - 28/07/16 por Notícias Ao Minuto

Brasil Direta

O discurso feito pelo ministro das Relações Exteriores, José Serra, no México, ainda repercute.

Ao falar sobre a grande quantidade de mulheres no Senado naquele país, Serra declarou que isso representaria um “perigo” aos políticos homens.

"Devo dizer, cara ministra, que o México, para os políticos homens no Brasil, é um perigo porque descobri que aqui quase a metade dos senadores são mulheres", "brincou" o ministro, provocando risadas nos presentes. 

No Twitter, a senadora Kátia Abreu aproveitou o ato falho do ministro e disparou uma indireta a Serra: “Nunca gostei de gente “metido” (sic) a engraçadinho”.

Serra e Kátia Abreu já protagonizaram outro episódio envolvendo machismo.

Quando era ministra da Agricultura, Kátia Abreu jogou um copo de bebida no rosto do então senador José Serra após acusá-lo de machista. A situação aconteceu porque Serra teria afirmado que Kátia é 'namoradeira', durante um jantar de confraternização na casa de Eunício Oliveira (PMDB).

"Reagi à altura de uma mulher que preza sua honra. Todas as mulheres conhecem bem o eufemismo da expressão "namoradeira". Foi infeliz, desrespeitoso, arrogante e machista. A reclamação de vários colegas senadores sobre suas piadas ofensivas são recorrentes", disse Kátia à época.

Com o trecho do discurso de Serra, a falta de representatividade feminina no governo Temer veio à tona. O presidente internino foi o primeiro a anunciar uma base ministerial sem mulheres desde a gestão de Eernesto Geisel (1974-1979), durante a Ditadura Militar, segundo informações do Extra.

No Brasil, menos de 20% das cadeiras do Senado são ocupadas por mulheres.

Campo obrigatório