Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Rio 2016 anuncia parceria com catadores de lixo para os Jogos Oímpicos

Durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, 280 profissionais trabalham na missão de recolher toneladas de lixo para reciclagem

Rio 2016 anuncia parceria com catadores de lixo para os Jogos Oímpicos
Notícias ao Minuto Brasil

13:48 - 30/07/16 por Notícias Ao Minuto

Brasil Olimpíadas

Disposta a se tornar a edição dos Jogos Olímpicos campeã em sustentabilidade, o Rio 2016 anunciou na manhã desta sexta-feira (29) mais uma ação em prol do meio-ambiente e da inclusão social. Trata-se de uma parceria com três redes que representam cooperativas de catadores do Rio de Janeiro, que serão responsáveis diariamente pela coleta seletiva de todo o lixo acumulado nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

De acordo com o portal Rio2016, a iniciativa, que contou com um investimento de pouco mais de R$ 3 milhões, emprega 280 profissionais, que estimam catar 3.500 toneladas de lixo para ser reciclado até o fim de setembro.

Os catadores trabalharão nas três principais áreas de competição: Barra, Deodoro e Maracanã. O lixo recolhido será encaminhado ao galpão da Cooperativa Ecco Ponto Brasil, onde será compactado e revendido para empresas de reciclagem. Parte do lucro da venda será dividida pelas três redes redes para cobrir custos, e o restante vai para os próprios catadores.

"É a valorização da nossa categoria, um momento de extrema felicidade para nós. Batalhamos muito e sempre sonhamos poder viver o dia a dia de um evento tão grandioso como os Jogos. Vamos fazer de tudo para deixar um legado positivo", afirmou Claudete Costa, catadora e presidente da Ecco Ponto Brasil.

Para acompanhar diariamente o progresso do lixo recolhido, basta acessar o site Placar da Reciclagem. Por lá serão mostrados os números atualizados de cada tipo de material (papel, plástico, metal e vidro).

Campo obrigatório