Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Após queimadas, 14 municípios de TO entram em estado de alerta

Nos últimos seis meses, foram registrados 6,4 mil focos de incêndio no estado

Após queimadas, 14 municípios de TO 
entram em estado de alerta
Notícias ao Minuto Brasil

10:24 - 11/08/16 por Notícias Ao Minuto

Brasil Seca

Catorze municípios do Tocantins estão em estado de alerta por causa da longa estiagem que atinge o estado. Segundo a Defesa Civil, o número de cidades nesta situação pode ser maior. Isso porque o órgão só faz o monitoramento nas localidades que contam com estações meteorológicas. As informações são do Portal Brasil.

As altas temperaturas, aliadas a falta de chuvas e a baixa umidade - que nesses municípios estão variando entre 20% e 30% – pode causar danos ao meio ambiente e à saúde das pessoas.

Durante a estiagem, cresce os registros de queimadas e incêndios no estado. Segundo a Defesa Civil, já são 6,4 mil focos no período de seis meses. As cidades mais comprometidas são Lagoa da Confusão, Formoso do Araguaia e Rio Sono.

Apesar de estar em vigor o período restritivo do uso do fogo em áreas rurais do estado, o diretor executivo do órgão, major Diógenes Madeira, afirma que a maioria dos incêndios florestais no Tocantins são causados por chacareiros que, ao fazerem limpeza de área, acabam perdendo o controle das chamas.

Quem for pego ateando fogo na mata é notificado pelos órgãos ambientais e pode responder por crime ambiental.

Campo obrigatório