Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

MEC propõe intercâmbio de estudantes de baixa renda nos EUA

Ministro Mendonça Filho teve reunião com Liliana Ayalde, embaixadora dos Estados Unidos, na última quinta-feira (11)

MEC propõe intercâmbio de estudantes 
de baixa renda nos EUA
Notícias ao Minuto Brasil

08:08 - 12/08/16 por Notícias Ao Minuto

Brasil Educação

A embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Liliana Ayalde, foi recebida na última quinta-feira ( 11) pelo ministro da Educação, Mendonça Filho. Durante o encontro, em que foram tratados acordos de cooperação tanto na área da educação básica quanto da educação superior, a embaixadora pediu agilidade na aprovação de uma parceria assinada pela presidente afastada Dilma Rousseff em visita a Washington, em junho de 2015.

Segundo informações do portal do Ministério da Educação, o documento trata de uma cooperação em educação técnica e profissionalizante, com aumento da colaboração entre instituições educacionais dos dois países. Atualmente, o processo está no Ministério das Relações Exteriores, e precisa passar pela Casa Civil antes de chegar ao Congresso Nacional.

"A cooperação de educação entre Estados Unidos e Brasil tem muitos bons resultados, mas podemos aumentar essa estatística", disse a embaixadora Ayalde. Mendonça Filho destacou que as universidades norte-americanas estão entre as de maior qualidade do mundo, com pesquisas de referência para as instituições brasileiras e disse que deseja não só manter a parceria, mas também intensificar a relação entre os dois países.

O ministro ressaltou a importância do projeto de cooperação, especialmente na área de pós-graduação. "Toda cooperação que diga respeito à pós-graduação via Capes [Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior] e toda política de fomento a mestrado e doutorado no exterior serão estimuladas e, se possível, ampliadas", garantiu.

Nova proposta

O ministro também propôs um novo formato de intercâmbio: o de secundaristas de baixa renda, para aprender o idioma no país estrangeiro. "Queremos que os alunos de escolas públicas do Brasil possam estudar inglês nos Estados Unidos por um semestre, como os garotos com alta renda já fazem hoje em dia", comentou. A ideia foi bem recebida pela embaixadora, segundo a assessoria do MEC.

Atualmente, a instituição americana tem o programa Jovens Embaixadores, que seleciona estudantes de baixa renda para passar três semanas viajando pelos Estados Unidos. "O tema da baixa renda é um objetivo nosso em qualquer etapa de ensino. A sede, o interesse a qualificação dos candidatos é muito maior do que podemos prover sozinhos. Temos apenas 50 vagas e recebemos 16 mil inscrições em 2016. É bonito ver como os jovens crescem como líderes, ganham em autoestima. Essa cooperação acaba com preconceitos de todos os lados", comemora a embaixadora.

Campo obrigatório