Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Exibição de "Aquarius" começa com gritos de "fora, Temer"

Mesmo com vaias do público, o ministro da Cultura, Marcelo Calero, e o secretário do Audiovisual, Alfredo Bertini, permaneceram na plateia.

Exibição de "Aquarius" começa com 
gritos de "fora, Temer"
Notícias ao Minuto Brasil

00:30 - 27/08/16 por Folhapress

Brasil Festival

A cerimônia de abertura do Festival de Gramado começou ao som de vaias e gritos de "fora, golpista"e "fora, temer". As vaias vinham do público do cinema, que aguardava a estreia de "Aquarius", que abriu a mostra.

O longa de Kleber Mendonça Filho abriu o festival de cinema da serra gaúcha na noite desta sexta (26). Na plateia, o ministro da Cultura, Marcelo Calero, e o secretário do Audiovisual, Alfredo Bertini, permaneceram.

Também estava no público o crítico paulista Marcos Petrucelli, alvo de uma polêmica. Ele é membro da comissão criada pela secretaria que vai escolher o filme brasileiro que representará o país no Oscar, e já usou suas redes sociais para desqualificar Mendonça Filho, cujo longa é um dos favoritos à vaga.

Petrucelli afirma que sua contrariedade a Mendonça Filho é estritamente política e não afeta seu trabalho na comissão que escolherá o representante brasileiro.A comissão brasileira do Oscar negou partidarização na escolha da indicação do crítico. Alfredo Bertini, secretário do Audiovisual, disse que a polêmica é infundada e que a escolha de Petrucelli seguiu procedimento normal. "O processo de escolha teve transparência absoluta", afirmou.

Além de "fora, Temer", "Calero golpista" e "manda nudes" também foram outros dos gritos que ecoaram assim que as luzes se apagaram para começar a cerimônia em Gramado.

Quando a equipe do filme entrou na sala, ao som de palmas, o público se levantou e aplaudiu de pé. Petrucelli ficou sentado e só levantou quando entrou Sonia Braga, protagonista do filme e homenageada da edição.

Antes da sessão, Sonia foi ovacionada e ouviu homenagens, gravadas em vídeo, de colegas seus: o diretor Cacá Diegues, a atriz Renata Sorrah e o cantor Caetano Veloso. O troféu de homenagem, o Oscarito, foi entregue pelo diretor Bruno Barreto, que a dirigiu em "Dona Flor e seus Dois Maridos" (1976).

Assim que a equipe de "Aquarius" subiu ao palco para apresentar o filme, Petrucelli abandonou a terceira fileira, onde estava. Calero e Bertini permaneceram."É um filme sobre ter uma opinião e defendê-la, dentro de uma democracia", disse Kleber. "O filme vem carregado de muita energia, inclusive política."Petrucelli só voltou quando a equipe do filme deixou o palco para o filme começar. Aí então os gritos de "fora, Temer" recomeçaram. Com informações de Folhapress.

Campo obrigatório