Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Tropas federais vão reforçar segurança em pelo menos 16 estados

O ministro da Defesa, Raul Jungmann, falou sobre o esquema especial, que contará com mais de vinte 25 mil militares

Tropas federais vão reforçar segurança 
em pelo menos 16 estados
Notícias ao Minuto Brasil

07:07 - 01/10/16 por Notícias Ao Minuto

Brasil Eleições

Até agora foi autorizado o envio de tropas federais para 16 estados. O estado com maior número de cidades precisando de reforço na segurança é o Rio Grande do Norte. O ministro da Defesa, Raul Jungmann, falou sobre o esquema especial, que contará com mais de vinte 25 mil militares.

Ele lembrou que, no caso dos atentados recentes a candidatos, a investigação é da polícia.

Leia também: Propaganda eleitoral está proibida a partir da noite deste sábado

“O papel que nós desempenhamos a pedido da Justiça Eleitoral é um papel de assegurar, dar tranquilidade e segurança durante o processo de votação e apuração. Esses outros aspectos são policiais e merecem uma reflexão sem sombra de dúvida porque chamam a atenção e nos preocupam a todos. Agora, o nosso papel é, de fato, assegurar votação e apuração”, disse Jungmann.

O presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, disse que há preocupação com a possibilidade de envolvimento do crime organizado no sistema político, em especial no Rio de Janeiro.

“Envolve sempre milícias, envolve o narcotráfico e alguns candidatos que estão associados ou que trazem uma outra preocupação, que é o crime organizado participando do processo eleitoral e isso, realmente, é algo delicado”, diz Gilmar Mendes, presidente do TSE.

O número de estados e de cidades sob proteção das tropas federais nesse primeiro turno das eleições pode aumentar. Há cerca de vinte processos sendo analisados pelo TSE. O tribunal marcou para sexta-feira (30) uma sessão extraoridnária para tratar desses pedidos e também de registros de candidaturas.

Campo obrigatório