Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Instituto faz campanha contra o câncer de mama no Parque Ibirapuera

Além dos exames, a campanha tem uma roda-gigante iluminada de rosa, que representa os altos e baixos que a mulher diagnosticada com câncer de mama passa durante o tratamento

Instituto faz campanha contra o câncer de mama no Parque Ibirapuera
Notícias ao Minuto Brasil

17:27 - 09/10/16 por Notícias Ao Minuto

Brasil Outubro Rosa

Mulheres com idade entre 40 e 69 anos podem fazer, gratuitamente, exames de mamografia no Parque Ibirapuera, zona sul da capital paulista, até quarta-feira (12). A ação faz parte da campanha Giro pela Vida, do Instituto Avon, e integra a mobilização do Outubro Rosa.

Além dos exames, a campanha tem uma roda-gigante iluminada de rosa, que representa os altos e baixos que a mulher diagnosticada com câncer de mama passa durante o tratamento. Um cinema ao ar livre exibe filmes que valorizam o protagonismo das mulheres. As atividades são gratuitas.

Gicelia Maria dos Santos, 48 anos, auxiliar de limpeza, aproveitou o domingo para fazer a mamografia. Segundo ela, duas mulheres da família já tiveram a doença. “Então, tenho de me prevenir. Faz um ano e meio que não faço o exame. No posto de saúde, demora seis meses para marcar. É uma perda de tempo”.

Irene Miranda Soares dos Santos, 63 anos, auxiliar de remoção de entulho, também aprovou a iniciativa. “É prevenção. Depois que a doença atinge fica mais complicado. Dependo de posto de saúde. É difícil. Em Guarulhos, é muito difícil marcar consulta.”

Senhas

Os exames de mamografia são feitos numa carreta do Hospital de Câncer de Barretos. No ano passado, mais de 65 mil pessoas participaram do evento e foram feitas 700 mamografias.

Para o exame, é preciso chegar cedo, já que são distribuídas apenas 60 senhas às 8h30. Para participar, é preciso apresentar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), RG, CPF e comprovante de endereço. O resultado do exame é enviado para residência em até 50 dias.

O horário de funcionamento da roda-gigante e do cinema é de 10h às 21h. Para garantir o ingresso para os filmes, com sessões às 14h, 16h e 19h, é preciso chegar com uma hora de antecedência.

Com informações da Agência Brasil.

Campo obrigatório