Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Diretor da Vale apoia retomada das operações da Samarco

Ministro afirma que licença de mineradora pode ser revista e operação reinicar no ano que vem

Diretor da Vale apoia retomada
das operações da Samarco
Notícias ao Minuto Brasil

15:40 - 18/10/16 por Notícias Ao Minuto

Brasil Mariana

Nesta terça-feira (18), Clóvis Torres, diretor de integridade corporativa da mineradora Vale, defendeu a retomada das atividades da Samarco, companhia responsável pelo desastre de Mariana (MG) em novembro de 2015. A empresa tem a Vale como uma das sócias. De acordo com o executivo, a companhia “está completamente parada hoje, não gera receita” e precisa voltar a “gerar tributo, emprego e riqueza”, informa O Globo.

Ainda hoje, em Tóquio, o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, afirmou que a Samarco pode ter sua licença revista para voltar a operar no começo do ano que vem. Em junho, a mineradora protocolou ao estado de Minas uma solicitação de licença prévia.

"Existe um esforço dos acionistas e também da sociedade mineira para o retorno das atividades da Samarco, não só pelos tributos que ela paga, mas também pelos empregos e pelo desenvolvimento que ela traz para a região. Não faz sentido imaginar que toda vez que ocorre um acidente, a empresa, como punição, tenha que deixar de existir. O que tem que ser feito é corrigir o erro que teria ocorrido, melhorar a situação das comunidades no seu entorno, mas também fazer o seu propósito, que é gerar tributo, emprego e riqueza", disse Torres durante o Congresso Mundial de Mineração, que acontece esta semana no Rio.

A Samarco já deixou de pagar juros dos seus títulos a investidores e está em processo de renegociação com os credores para se manter viva. Em relação a esta situação, Torres disse apenas que as negociações estão em andamento.

Leia também: Samarco pode voltar a operar no início de 2017, diz ministro

Campo obrigatório