Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

CPTM começa teste para uso de celular no lugar de bilhete unitário

Objetivo é verificar a viabilidade do sistema, que permite ao passageiro comprar o bilhete pela internet e, com o código na tela do celular, passar pela catraca

CPTM começa teste para uso de celular 
no lugar de bilhete unitário
Notícias ao Minuto Brasil

15:33 - 24/10/16 por Folhapress

Brasil Trem

Nesta segunda (24), a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) iniciou um teste com um novo modelo de bilhetagem por QR Code, um tipo de código de barras, na estação Tamanduateí, da linha 10-turquesa.

O objetivo é verificar a viabilidade da implantação desse sistema, que permite que o passageiro compre o bilhete antes pela internet e, com o código na tela do celular, passe direto pela catraca.

Segundo a CPTM, a medida busca oferecer agilidade aos usuários e reduzir os custos de operação da empresa.

Por enquanto, a experiência é feita com o QR Code impresso em papel. Na bilheteria, o passageiro pode escolher entre o tradicional bilhete unitário ou o novo, para participar do teste.

Uma das catracas está adaptada para fazer a leitura do cartão. Nos primeiros 15 dias de teste, a venda desse bilhete será realizada das 9h às 16h.

A previsão é que, até o fim deste ano, outras cinco estações experimentem o sistema: Vila Aurora, na linha 7-rubi; Lapa, na linha 8-diamante; Autódromo, na Linha 9-esmeralda; Dom Bosco, na linha 11-coral e USP-Leste, na linha 12-safira.

Elas foram escolhidas por apresentar maior volume de utilização de bilhetes unitários. Na CPTM, cerca de 20% dos usuários utilizam cartões desse tipo. O período de testes vai durar seis meses. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório