Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Cerca de mil escolas estão ocupadas no país

Estudantes batizaram as ocupações de 'primavera secundarista'

Cerca de mil escolas estão ocupadas no país
Notícias ao Minuto Brasil

08:15 - 25/10/16 por Folhapress

Brasil Notícias do Brasil

Estima-se que cerca de mil escolas estejam ocupadas no Brasil e as manifestações chegaram a São Paulo. Um grupo de estudantes ocupou na noite desta segunda-feira (24) uma escola estadual na região do bairro Piqueri, zona oeste de São Paulo.

Os manifestantes protestam contra a reformulação do ensino médio, da PEC 241, que estabelece um teto de gastos para o governo, e o projeto Escola Sem Partido, que restringe opiniões políticas de professores em sala de aula.

Os estudantes entraram na escola estadual Silvio Xavier Antunes localizada na rua José da Silva Martha, por volta das 22h. Segundo os manifestantes, ao menos 30 pessoas estão dentro da escola.

Por volta da 1h30 desta terça (25), o policiais militares tentaram negociar com os estudantes a saída do local. Como eles se recusaram a deixar a escola, os policiais ficaram observando o protesto de longe.

Os PMs disseram aos estudantes que não vão permitir a entrada de outras pessoas na escola, exceto os funcionários. Os manifestantes falaram que só sairão do local quando as suas exigências forem atendidas.

Um dos estudantes disse à reportagem que a escola não está em bom estado de conservação, têm paredes danificadas, vazamentos e uma obra de colocação de um elevador para deficientes está parada há dois anos.

No ano passado, os alunos falaram que ocuparam por dois meses a escola para evitar fechamento, de acordo com a Folha de S. Paulo. 

Segundo o Globo, no Estado do Paraná, 850 escolas estavam ocupadas, das 2.114 escolas estaduais, além de 14 universidades, de acordo com os estudantes. A secretaria de Educação confirma 792. Em Minas Gerais, o Governo afirma que, até o momento, 38 escolas estão ocupadas. Oficialmente, no Espírito Santo, são cinco, totalizando quase 1.000 ocupações no que os estudantes batizaram de primavera secundarista. 

Pelos mesmos motivos, alunos do Colégio Pedro II ocupam, desde a última segunda-feira (24), as unidades do Engenho Novo, na Zona Norte, e Realengo, na Zona Oeste do Rio, informa o G1.

MORTE

Um adolescente de 16 anos foi morto em uma das escolas estaduais ocupadas em Curitiba, no Paraná. A vítima foi assassinada por outro colega, de 17 anos, que também estava na ocupação do Colégio Estadual Santa Felicidade.

Leia também: Ao menos 27 cidades têm protestos contra a PEC 241

Campo obrigatório