Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Em fim de gestão, Haddad reduz entrega de leite para crianças

O leite é enviado bimestralmente, porém já vinha sofrendo atrasos

Em fim de gestão, Haddad reduz 
entrega de leite para crianças
Notícias ao Minuto Brasil

11:35 - 25/10/16 por Notícias Ao Minuto

Brasil Corte

Em comunicado enviado pela gestão Fernando Haddad (PT) aos pais, informava que os beneficiados pelo programa Leve Leite receberiam apenas um quilo de leite em pó na remessa mais recente. Normalmente, 900 mil crianças recebem o lote com quatro quilos no bimestre.

De acordo com a Folha de S. Paulo, o corte, a menos de três meses do fim do mandato, ocorre devido "às restrições orçamentárias pontuais surgidas com a queda de arrecadação fiscal, fruto da crise econômica pela qual passa nosso país, com impacto em todos os Estados e municípios", segundo a carta enviada aos beneficiários.

"Fui até a escola falar com a diretora e ela disse que não tem o que fazer. Tem uma mãe lá que tem três filhos, imagina o que ela vai gastar. Tanta coisa para cortarem e vão tirar o leite das crianças", afirma a desempregada Joyce Dias Gomes, de 19 anos, cujo filho estuda na escola Cantinho da Serra, no Jardim Peri, extremo norte da capital paulista.

A família de Helio Moreira de Souza, 60, desempregado, também sofrerá no orçamento, já que passará a receber menos leite para a neta Ana Clara, 2.

"Esse leite ajuda muito em uma região carente como a nossa", diz ele, que mora no Jardim Vista Alegre, também na zona norte de São Paulo. "É muito estranho isso. O prefeito perdeu e a primeira pancada dele é na periferia", reclama.

"Na escola da minha filha, vi todo mundo falar que serão por três meses. Eu estou muito preocupada porque dependo desse leite", disse ainda a atendente de telemarketing Keti Santana Soares, de 37 anos, moradora da Brasilândia (zona norte) e mãe de Kemilly Santana de Castro, 3. "Há um mês perdi o meu emprego e as minhas condições financeiras ficaram ainda piores", conta a desempregada.

Questionada, a gestão Haddad afirma que a alteração ocorreu no final do quinto ciclo de entrega (são seis ao ano) e que "trabalha para normalizar os serviços". Diz também que o problema é temporário, mas não especifica por quanto tempo.

O leite é enviado bimestralmente, porém já vinha sofrendo atrasos. Para receber o leite, as crianças precisam ter 90% de frequência na escola.

Leia também: Recém-nascida é encontrada dentro de lixeira em Curitiba

Campo obrigatório