Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Ministério da Educação aciona AGU para manter data do Enem

Em ação ajuizada nesta quarta, procurador do Ceará pediu suspensão da prova

Ministério da Educação aciona AGU 
para manter data do Enem
Notícias ao Minuto Brasil

21:50 - 02/11/16 por Notícias Ao Minuto

Brasil Educação

O Ministério da Educação informou, nesta quarta-feira (2), que acionou a Advocacia-Geral da União para impedir uma ação civil pública que pede a suspensão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcada para os próximos dias 5 e 6. As informações são do G1.

Por meio de nota, a pasta afirma que há "grave equívoco na argumentação apresentada pelo procurador do Ceará", e que "é lamentável qualquer tentativa que venha gerar insegurança e tumultuar um Exame que afeta a vida de 8,6 milhões de estudantes e seus familiares".

O Ministério Público Federal do Ceará argumenta que o adiamento da prova para 3 e 4 de dezembro para 191 mil estudantes fere o princípio de isonomia do exame. A ação será julgada pela 8ª Vara da Justiça Federal do estado. Caso a Justiça aprove a ação, a suspensão do exame é válida para todo o país. O pedido deve ser julgado até a próxima sexta-feira (4), segundo a Justiça Federal.

Leia abaixo a íntegra da nota do MEC

O MEC/Inep solicitou à Advocacia Geral da União que apresente para a Justiça Federal os fatos que demonstram o grave equívoco na argumentação apresentada pelo procurador do Ceará. Todo ano, o Enem realiza dois tipos de prova e, consequentemente, duas redações. As provas do Enem têm o mesmo princípio da equivalência garantindo igualdade de condições a todos os inscritos. É lamentável qualquer tentativa que venha gerar insegurança e tumultuar um Exame que afeta a vida de 8,6 milhões de estudantes e seus familiares.

Leia nota da AGU sobre o caso

Sobre ação ajuizada com pedido de suspensão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a Advocacia-Geral da União informa que atuará judicialmente para defender a regularidade das medidas adotadas pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e na manutenção do calendário de provas.

LEIA TAMBÉM: Procurador do Ceará pede suspensão do Enem em todo o país

Campo obrigatório