Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Candidata não fazia Enem há oito anos porque o marido proibia

Divorciada apenas cuidava da casa

Candidata não fazia Enem há oito 
anos porque o marido proibia
Notícias ao Minuto Brasil

05:50 - 07/11/16 por Notícias Ao Minuto

Brasil Independência

Após 8 anos, Débora Silva de Oliveira, de 28 anos, voltou a fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e pode voltar a fazer o que quer. A razão para esta sensação de independência, segunda ela, é o divórcio.

"Antes a minha vida era resumida em cuidar de casa, das minhas duas filhas... Só podia fazer isso, porque meu ex-marido não me apoiava, me sentia podada", explica a jovem, de acordo com o Globo.

Depois da separação, e moradora do município de Barreira, distante 65 km de Fortaleza, todos os dias demorava duas horas e meia para chegar à capital, onde fazia o curso preparatório para o Enem no Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA). Além disso está para concluir um curso técnico em edificações.

Débora mora com os pais, na casa em que ela projetou e construiu, gerencia um posto de gasolina e, nas horas vagas, ainda é encarregada de obras.

"Fazer esta prova significa estar mais perto do sonho de entrar para engenharia civil, de poder melhorar a vida, poder sonhar e realizar mais. Hoje eu vivencio a minha independência", comemora a candidata.

Leia também: Enem 2016 registra 30% de abstenção e 768 estudantes eliminados

Campo obrigatório