Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Tribo indígena da Amazônia é fotografada pela primeira vez

Índios Moxihatëtëa vivem no município de Alto Alegre, na Terra Indígena Yanomami, norte de Roraima

Tribo indígena da Amazônia é
fotografada pela primeira vez
Notícias ao Minuto Brasil

11:57 - 23/11/16 por Notícias Ao Minuto

Brasil Inédito

Uma tribo indígena que vive isolada na Amazônia foi fotografada pela primeira vez, pela Hutukara Associação Yanomami, e as imagens foram divulgadas nessa terça-feira (22). Denominado Moxihatëtëa, o grupo vive no município de Alto Alegre, na Terra Indígena Yanomami, norte de Roraima.

"É muito difícil a gente chegar lá por que eles atacam com flechas. Eles são muito bravos. Atiram no avião quando estamos fazendo sobrevoo. Ficam muito desconfiados. Não querem a nossa presença e nem da sociedade não-indígena", afirmou Dário Kopenawa Yanomami, vice-presidente da Hutukara.

De acordo com o G1, os índios foram vistos pela primeira vez durante um sobrevoo, em meados de 2006. Dez anos depois, em setembro de 2016, um sobrevoo realizado pela Fundação Nacional do Índio (Funai) registrou pela primeira vez a comunidade em fotos.

Estima-se que a população seja de aproximadamente 15 pessoas, que sobrevivem exclusivamente do que cultivam e caçam na floresta. "Eles retiram todos os recursos da natureza".

Apesar de não terem contato com os demais Yanomami, os Moxihatëtëa são considerados da mesma etnia porque possuem o mesmo tronco linguístico, informou Dário.

Leia também: Indígenas tentam ocupar anexos da Câmara dos Deputados

Campo obrigatório