Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

IBGE lança atlas que alia mapas e descrições literárias

Livro retrata áreas do Centro-Oeste, de Tocantins e de Minas Gerais

IBGE lança atlas que alia mapas e descrições literárias
Notícias ao Minuto Brasil

13:01 - 29/11/16 por Folhapress

Brasil ATLAS-IBGE

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) lançou nesta terça (29) um atlas que retrata áreas do Centro-Oeste, Tocantins e Minas Gerais combinando mapas, imagens de satélite e descrições de obras literárias. As informações são da Agência Brasil.

O livro é o terceiro volume da coleção Atlas das Representações Literárias de Regiões Brasileiras e se chama "Sertões Brasileiros II".

A obra é dividida em duas partes e uma delas retrata os chamados Sertões do Oeste, que inclui as Minas de Cuiabá e Mato Grosso, as Minas dos Goyazes, o Pantanal e os Ervais Matogrossenses.

Na outra, intitulada Sertões de Passagem, estão retratados trechos de livros que se passaram no Triângulo Mineiro, na Alta Sorocabana e no Pontal do Paranapanema, no Sertão dos Garcias e no Jalapão.

Os autores citados foram escolhidos por terem abordado personagens, conflitos sociais e processos históricos que contribuíram para a formação socioespacial brasileira.

Estão incluídos Bernardo Élis, Mário Palmério, Agripa Vasconcelos, Visconde de Taunay, Bernardo Guimarães, Camilo Chaves, Hernani Donato, Moura Lima, Rogério de Camargo, Brígido Ibanhes, Maria José Silveira, Marcos Faustino.A versão imprensa pode ser comprada na loja virtual do IBGE e a digital está disponível gratuitamente na internet. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório