Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Estudantes e professor são detidos durante desocupação de escola

Embora ocupada, as aulas seguiam normalmente

Notícias ao Minuto Brasil

18:25 - 01/12/16 por Notícias Ao Minuto

Brasil Diadema

Na noite desta quarta-feira (30), oito estudantes e um professor foram detidos durante uma desocupação da Escola Estadual de Diadema, na Grande São Paulo. Eles foram levados para o 1° Distrito Policial após reintegração de posse da instituição de ensino, informou a Secretaria da Segurança Pública (SSP). De acordo com o UOL, todos foram ouvidos e liberados.

Pelo Facebook, a ação da Polícia Militar foi divulgada. No post da página "O Mal Educado", um vídeo mostra um professor, contrário à atividade dos policiais, sendo rendido e algemado por três oficiais.

Ocupada desde o início de novembro, a instituição é contra a Medida Provisória que prevê reforma no Ensino Médio e contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55, que foi aprovada em primeiro turno no Senado nesta terça (29), e implicará em cortes na saúde e educação nos próximos 20 anos. Embora ocupada, as aulas seguiam normalmente.

Em nota, a Secretaria Estadual de Educação afirma que "era um acampamento, protesto, não uma ocupação e as aulas estavam normais." A pasta diz ainda se reunido com os alunos "para mostrar que não faz parte de proposta do Governo Estadual [a PEC e a reforma], mas sim do Governo Federal".

O texto aponta também que a Polícia Militar "chegou para conversar e negociar e tirar o acampamento. Alguns saíram normalmente e outros resistiram", mas que "todos acabaram retirando itens e saindo.”

Campo obrigatório