Mais da metade das gestações no Brasil não é planejada, diz pesquisa

Os resultados mostraram que 55,4% não tinham intenção de engravidar, 25,5% pretendiam esperar um pouco mais e 29,9% não desejavam ser mães

© PixaBay
Brasil Saúde 05:50 - 02/12/16 POR Notícias Ao Minuto

Das mulheres que engravidam no Brasil, mais da metade delas não planeja a gestação. É o que mostra novos dados do estudo "Nascer no Brasil: inquérito nacional sobre parto e nascimento". Os pesquisadores entrevistaram 24 mil mulheres nos anos de 2011 e 2012, em 266 hospitais públicos brasileiros. Os resultados mostraram que 55,4% não tinham intenção de engravidar, 25,5% pretendiam esperar um pouco mais e 29,9% não desejavam ser mães. Mais de 2% afirmaram ter tentado abortar, no entanto, não tiveram sucesso.

PUB

Dezessete por cento das entrevistadas, o que dá um total de 4.080, tinham entre 10 1 19 anos. A gravidez não desejada nesse público foi de 66%. “Sugerimos que é preciso reforçar as políticas de planejamento familiar e que a mulher possa escolher o método livremente”, disse a Maria do Carmo, coordenadora da pesquisa, Maria do Carmo Leal, da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz).

LEIA TAMBÉM: Monumentos ganham iluminação especial no Dia de Luta contra Aids

COMENTÁRIOS REGRAS DE CONDUTA DOS COMENTÁRIOS

X