Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Manifestantes protestam na Avenida Paulista pelo direito ao aborto

Ato começou às 18h, no vão do Museu de Arte de São Paulo

Manifestantes protestam na Avenida 
Paulista pelo direito ao aborto
Notícias ao Minuto Brasil

21:25 - 08/12/16 por Notícias ao Minuto Brasil

Brasil São Paulo

O ato “Chega de Mortes de Mulheres! Congresso tire a mão do nosso corpo” ocupou o Museu de Arte de São Paulo (Masp), na Avenida Paulista, centro de São Paulo, desde as 18 h de hoje, em apoio ao direito das mulheres ao aborto.

A manifestação decorreu de uma decisão da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) que deliberou, no último dia 29, por descriminalizar o aborto no primeiro trimestre da gravidez, por entender que são inconstitucionais os artigos do Código Penal que criminalizam o aborto. O entendimento, no entanto, vale apenas para um caso concreto julgado pela Corte nesta terça-feira.

O caso em questão no STF tratava da revogação de prisão de cinco pessoas detidas em uma operação da polícia do Rio de Janeiro em uma clínica clandestina, entre elas médicos e outros funcionários. Os cinco ministros da Primeira Turma da Corte votaram pela manutenção da liberdade dos envolvidos.

“O STF  votou, em uma decisão pontual , pela descriminalização do aborto. Essa decisão, apesar de ser referente a um caso específico, pode ser um ponto de apoio importante para a luta pela legalização do aborto no Brasil”, destacaram os organizadores do evento na Paulista.

Segundo eles, o Congresso Nacional quer derrubar a decisão do STF e, por isso, o ato foi convocado, com o objetivo de pressionar os parlamentares a não alterarem a decisão. Diversas entidades participam do ato, entre elas, o Coletivo Feminista-Classista Ana Montenegro, Pão e Rosas e o grupo Liberdade, Socialismo e Revolução.

Campo obrigatório