Meteorologia

  • 11 AGOSTO 2022
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Morre aos 74 anos arquiteto da Berrini, Carlos Bratke

Artista passou mal quando foi almoçar em casa; ainda não se sabe a causa da morte

Morre aos 74 anos arquiteto da Berrini, Carlos Bratke
Notícias ao Minuto Brasil

10:16 - 10/01/17 por Notícias Ao Minuto

Brasil Arquitetura

Morreu aos 74 anos o arquiteto Carlos Bratke, famoso por projetas os contornos modernos dos edifícios da Berrini, em São Paulo. Nesta segunda-feira (9), ele passou mal quando foi almoçar em casa. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, os médicos ainda investigam a causa da morte.

Bratke iniciou a sua carreira na década de 60 sob forte influência da escola paulista de arquitetura, marcada pelo uso de concreto aparente e exaltação da estrutura de edifícios. Contudo, questionador, o arquiteto logo se destacou por não seguir o estilo ditado por faculdades de arquitetura da cidade.

Estão presentes na obra de Bratke enormes pavimentos sem pilares, ao mesmo tempo em que exalta a sua superfície, que ele dizia ser como algo de ficção científica.

O Plaza Centenário, conhecido como RoboCop, e o edifício Bandeirantes, ambos na Berrini, avenida nobre de São Paulo, são duas das suas principais obras, além de sua própria casa, no bairro do Morumbi, na zona sul de São Paulo, que tem um projeto nada convencional, na qual os quartos ficam no subsolo, abaixo das salas principais.

Como grande parte das obras muito comerciais e aclamadas pelo público, suas criações não conquistaram a crítica. Como lembra a Folha, ele foi muito atacado pelos especialistas.

Leia também: Em Lisboa, Temer diz que veio trazer condolências dos brasileiros

Campo obrigatório