'Urina preta' pode ter origem em vírus que gerou surto na Europa

Pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (UFBA) declaram que a causa da doença pode estar relacionada com enterovírus ou o parechovírus

© pixabay
Brasil Saúde 20:53 - 11/01/17 POR Notícias Ao Minuto

Pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (UFBA) parecem estar perto de identificar a causa de uma doença que deixa a coloração da urina preta, cuja origem ainda é desconhecida. Os cientistas analisaram que os sintomas são semelhantes a casos ocorridos em países da Europa e no Japão causados pelo enterovírus ou pelo parechovírus.

PUB

"Já identificamos a família do vírus, e agora estamos trabalhando para sequenciar o material genético. Esse vírus não é fatal, mas pode levar à insuficiência renal. Por isso, é muito importante procurar o médico em caso de sintomas. A pessoa não deve, por exemplo, tomar antiinflamatório de jeito nenhum", declarou Gúbio Soares, do Laboratório de Virologia da UFBA.

De acordo com o Globo, manifestações parecidas, causadas pelo parechovírus, foram registradas em surtos no Japão, entre 2008 e 2014, França, entre 2008 e 2010, e Dinamarca, em 2014. O enterovírus é a causa de doenças como, por exemplo, a meningite viral em crianças.

Leia também: Homem pode ser primeira vítima de "doença da urina preta"

COMENTÁRIOS REGRAS DE CONDUTA DOS COMENTÁRIOS

X