Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Após três dias, agentes penitenciários encerram greve no Rio

Decisão foi tomada em assembleia do Sindicato dos Servidores do Sistema Penal do Rio de Janeiro, no fim da tarde de quinta-feira (19)

Após três dias, agentes penitenciários encerram greve no Rio
Notícias ao Minuto Brasil

12:39 - 20/01/17 por Estadao Conteudo

Brasil Decisão

Os agentes penitenciários do Rio de Janeiro decidiram terminar com a greve iniciada na terça-feira, 20, depois de três dias de paralisação. A decisão foi tomada em assembleia do Sindicato dos Servidores do Sistema Penal do Rio de Janeiro, no fim da tarde de quinta-feira, 19.

Os agentes resolveram cumprir a decisão judicial do presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Ribeiro, que determinou a suspensão da greve. A desobediência à ordem da Justiça implicaria multa diária de R$ 100 mil.

O presidente do sindicato, Gutembergue Oliveira, informou que, apesar de cumprir a medida, a categoria não concorda com a decisão e recorrerá. Desde terça-feira, 17, os agentes suspenderam as visitas de familiares e o banho de sol dos presos, no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, zona oeste. Também proibiram a entrada de advogados, caminhões de carga e a entrada de novos presos.

Na decisão do TJ, o desembargador Luiz Fernando Ribeiro disse que a greve deveria ser contida "principalmente diante do cenário carcerário brasileiro atual, no qual massacres geraram morte de mais de uma centena de pessoas nos Estados do Amazonas, Roraima e Rio Grande do Norte".

Também argumentou que a proibição da visitação dos presos pelos parentes "fere a dignidade e o exercício de direitos fundamentais daqueles que se encontram custodiados nas unidades da Seap (Secretaria de Administração Penitenciária)".

O presidente do sindicato classificou a decisão do TJ como "política" e disse que abusiva não era greve. Abusivo, na sua avaliação, é o governo estadual, que, segundo disse atrasa salários e não atua contra a superlotação carcerária. Com informações do Estadão Conteúdo. 

Campo obrigatório