Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Caixa-preta de avião em que estava Teori é analisada em Brasília

Gravador de voz passará, primeiro, por um processo de secagem, a ser feito pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos

Caixa-preta de avião em que estava
Teori é analisada em Brasília
Notícias ao Minuto Brasil

14:29 - 23/01/17 por Notícias Ao Minuto

Brasil Investigação

A caixa-preta do avião em que viajava o ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), e que caiu em Paraty (RJ), na última quinta-feira (19), está sendo analisada em Brasília, pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), que é ligado à Aeronáutica.

O Cenipa vai analisar também o GPS do avião. Mas, ao contrário do gravador de voz, o equipamento não tinha proteção específica. Se tiver sido danificado, poderá ser enviado para os Estados Unidos numa tentativa de resgatar os dados.

De acordo com informações do portal G1, o gravador de voz, localizado dentro da caixa-preta, irá primeiro passar por uma espécie de forno, já que, por ter caído na água, precisa ser seco.

Ainda não há informações sobre possíveis registros de voz no gravador. Em caso afirmativo, pode ser possível identificar o que o piloto da aeronave falou com outros aviões e com os tripulantes, antes da queda. 

O equipamento é considerado fundamental para esclarecer o que provocou o acidente.

Leia também: Peças do avião de Teori seguem para Angra dos Reis

Campo obrigatório