Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Confira a trajetória de Marisa Letícia, ex-primeira dama do Brasil

Ela foi internada no último dia 24 de janeiro após passar mal em sua casa, em São Bernardo do Campo, mas demorou para procurar atendimento

Confira trajetória de Marisa Letícia, ex-primeira dama do Brasil

Notícias ao Minuto Brasil

21:21 - 03/02/17 por Notícias Ao Minuto

Brasil Morte

O estado de saúde de Marisa Letícia, esposa de Luís Inácio Lula da Silva e ex-primeira dama do Brasil, se agravou na madrugada desta quinta-feira (2) e, nesta sexta (03), a morte cerebral foi confirmada. 

Ela foi internada no último dia 24 de janeiro após passar mal em sua casa, em São Bernardo do Campo, mas demorou para procurar atendimento. Foi levada inicialmente para o hospital Assunção, onde foi constatado um AVC.

Marisa Letícia nasceu em São Bernardo do Campo, em São Paulo, numa família de imigrantes italianos. Trabalhou embalando bombons na fábrica de chocolates Dulcora até os 19 anos, quando casou com o taxista Marcos Cláudio e deu à luz seu primeiro filho. Seis meses após o casamento, perde o marido assassinado a tiros.

Viúva, conheceu Luis Inácio no Sindicato dos Metalúrgicos de sua cidade natal. Eles casaram 7 meses depois e geraram 3 filhos.

Marisa Letícia começou na vida política militando ao lado do marido, até então presidente do Sindicato. Ela lutava para para que outras mulheres se juntassem ao movimento sindical na região. Costurou a primeira bandeira do Partido dos Trabalhadores (PT), fundado em 1980, e atuava ativamente nas atividades do mesmo.

Em abril do mesmo ano, Lula e outros sindicalistas foram presos devido às greves e Marisa liderou a Passeata das Mulheres, em protesto pela liberdade dos trabalhadores. Centenas de mulheres e de crianças, todas cercadas por policiais, tanques e cavalaria, saíram da Praça da Matriz.

Em 1º de janeiro de 2003, Marisa Letícia tornou-se a primeira-dama do Brasil e permaneceu no posto até 31 de dezembro de 2010.

A ex-primeira dama deixa o marido, quatro filhos e dois netos.

Confira a trajetória de Marisa Letícia em nossa galeria de fotos.

Campo obrigatório