Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Rede pública de ensino do CE tem aluno nota mil na redação

Helálio Neto foi o único aluno de escola pública do estado a obter nota máxima

Rede pública de ensino do CE tem aluno nota mil na redação
Notícias ao Minuto Brasil

18:50 - 04/02/17 por Notícias Ao Minuto

Brasil Enem

O sonho de qualquer estudante que faz a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): tirar nota mil na redação. Um cearense conseguiu o feito na edição 2016 da avaliação. E foi o único aluno de escola pública do estado a obter a nota máxima.

Helálio Neto tem 17 anos. Nasceu em Pedra Branca, no interior do Ceará. Terminou os estudos em uma escola estadual, sexta do país no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

O segredo para obter a pontuação foi desvendado. “Redação é prática. Se você pratica, tem mais facilidade pra escrever e tudo mais. E foi isso o que busquei”, disse o estudante, ao Jornal Nacional, da TV Globo.

Ele foi um dos 77 feras, entre os seis milhões de candidatos, que conseguiram nota mil na redação. Apesar de o tema, tolerância religiosa, não ter sido muito bem-vindo, o assunto não foi um obstáculo.

“Por mais que o tema fosse difícil, se eu tinha bagagem de conhecimento, se eu sabia escrever, então não seria problema”, diz Helário, que foi o primeiro colocado em odontologia, entre alunos de baixa renda na Universidade Federal do Ceará.

Apesar do bom resultado, este ano vai ser de muito esforço para Helálio. Ele quer passar em medicina. "Vou continuar lendo, estudando e treinando para o próximo Enem".

Leia também: Dengue, zika e chikungunya atingem cerca de 2 mi de pessoas em 2016

Campo obrigatório