Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Conheça o grupo Negras Empoderadas que reúne 4,8 mil mulheres

Periodicamente também há encontros presenciais –que reúnem cerca de 150 pessoas

Conheça o grupo Negras Empoderadas 
que reúne 4,8 mil mulheres
Notícias ao Minuto Brasil

10:03 - 07/03/17 por Estadão Conteúdo

Brasil Facebook

Quando era adolescente, a hoje advogada Mayara Silva de Souza, de 24 anos, estranhava os rótulos de xampu. "Eu acreditava que os meus cabelos eram normais, então por que não podia usar os produtos cujos rótulos traziam os dizeres 'cabelos normais'? Quem foi que definiu que normal é o liso?", diz.

Inquietudes do tipo sempre povoaram seu jeito de ser. Até que em 2015 ela foi convidada a participar de um jantar com outras 20 mulheres negras na casa da então consulesa da França no Brasil, Alexandra Baldeh Loras –que também é negra. Ali surgiu a ideia de criar uma rede para conectar mulheres negras atuantes, protagonistas de seus papéis. "Preocupa-nos o fato de mulheres negras ainda serem maioria no sistema prisional e minoria no meio universitário, por exemplo", comenta.

Hoje o grupo Negras Empoderadas reúne 4,8 mil participantes no Facebook. Periodicamente também há encontros presenciais –que reúnem, em média, 150 pessoas.

"É muito comum que mulheres venham participar depois de se 'descobrirem' negras. Por causa do próprio discurso dominante na sociedade, elas crescem se sentindo brancas, crescem acreditando serem brancas", relata. "É muito emocionante, e ao mesmo tempo difícil, ter de lidar com esse tipo de situação." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Leia também: Mãe é impedida de amamentar em UTI por ser hora de visita dos pais

Campo obrigatório