Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Temporal castiga a Grande São Paulo e deixa dois mortos e três feridos

Capital entrou em estado de atenção às 21h, quando já chuvia forte por pelo menos três horas

Temporal castiga a Grande São Paulo 
e deixa dois mortos e três feridos
Notícias ao Minuto Brasil

05:33 - 08/03/17 por Notícias Ao Minuto

Brasil Tempo

O temporal que caiu sobre a Grande São Paulo, no início da noite desta terça-feira (7), deixou um saldo de pelo menos dois mortos e três feridos, além de um rastro de alagamentos, queda de árvores e interrupção na circulação de trens. A capital entrou em estado de atenção às 21h, quando já chuvia forte por pelo menos três horas. Nas primeiras horas desta quarta-feira (8), o trânsito ainda estava comprometido na Via Anchieta, corredor entre o ABC e a capital.

As vítimas foram atingidas por árvores. Conforme informações do Corpo de Bombeiros, a primeira delas foi ferida por volta das 20h30. Segundo o G1,um morador de rua, cuja identidade não foi revelada pelos Bombeiros, faleceu após ser atingido por uma árvore na Avenida Atlântica, Zona Sul da cidade.

Um segundo homem morreu ao também após a queda de uma árvore na Avenida Ragueb Chohfi, em São Mateus, Zona Leste. A Polícia Militar divulgou que outras três pessoas foram feridas no mesmo incidente, mas foram socorridas.

Segundo a Folhapress, as precipitações começaram às 17h devido a uma combinação do calor e do vento mais frio oriundo do mar, deixando toda a capital paulista em atenção. No início da noite, as subprefeituras da Penha (zona leste), Casa Verde (zona norte) e Cidade Ademar (zona sul) entraram em alerta por conta do transbordamento de córregos.

Por volta das 21h30, o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), da prefeitura, ainda registrava quatro pontos de alagamento intransitáveis no município. Havia outros alagamentos em cidades da região metropolitana, como em Franco da Rocha e Francisco Morato.

A linha 7-rubi da CPTM também operava com velocidade reduzida e maior tempo de parada desde o início da noite devido a um alagamento entre as estações Francisco Morato e Botujuru; e a rodovia Anchieta chegou a ter a pista central bloqueada, também por um alagamento, no km 13 da via, no sentido litoral.

A prefeitura registrou ainda que dois carros foram atingidos por árvores na avenida Ipiranga, em frente ao Copan. Não há registro de feridos.

Um parte do teto do shopping Center Norte (zona norte) também caiu e alguns corredores tiveram acúmulo de água. A assessoria do centro de compras informou à Folhapress, em nota, que a parte do teto danificada está em uma área restrita, que a equipe de manutenção acompanha o ocorrido para os reparos necessários e que o shopping funciona normalmente.

Os aeroportos de Congonhas (zona sul) e Cumbica, em Guarulhos (na Grande SP), não tiveram alteração.

Nesta quarta (8), o tempo começa a mudar gradativamente. O dia amanhece com termômetros na casa dos 19°C e sol entre poucas nuvens. À tarde, a temperatura máxima atinge os 27°C, enquanto os percentuais de umidade do ar se mantêm entre 50% e 95%. Não há previsão de novos temporais, apenas pancadas rápidas e isoladas de chuva.

Leia também: "Faltam" 2,5 milhões de pretas e pardas no Brasil, diz IBGE

Campo obrigatório