Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

SUS terá atendimento especial para mulheres vítimas de violência

Hospitais da rede deverão oferecer acompanhamento psicológico e cirurgia plásticas reparadoras

SUS terá atendimento especial para 
mulheres vítimas de violência
Notícias ao Minuto Brasil

07:59 - 01/04/17 por Notícias Ao Minuto

Brasil doméstica e sexual

A lei que garante atendimento especializado para mulheres vítimas de violência doméstica e sexual no Sistema Único da Saúde (SUS) foi publicada no Diário Oficial da União dessa sexta-feira (31). O projeto que originou a lei, sancionada pelo presidente Michel Temer, está entre as quatro matérias aprovadas no início de março em homenagem à Semana da Mulher.

A partir de agora, os hospitais do SUS deverão oferecer também acompanhamento psicológico e cirurgias plásticas reparadoras, caso sejam necessárias.

Atualmente, as unidades já oferecem diagnóstico e tratamento das lesões físicas decorrentes da violência sexual, como deformações no aparelho genital e nas demais áreas afetadas; facilitação do registro da ocorrência e encaminhamento ao órgão de medicina legal e às delegacias especializadas com informações que possam ser úteis à identificação do agressor e à comprovação da violência sexual; profilaxia da gravidez; e profilaxia das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). Com informações do Portal Brasil.

LEIA TAMBÉM: Menina de 6 anos dá aula de autoestima em defesa dos cachos; vídeo

Campo obrigatório