Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Águas do São Francisco chegam ao açude de Boqueirão, na Paraíba

A ação beneficiará mais de 700 mil pessoas em Campina Grande e em outros 17 municípios paraibanos

Águas do São Francisco chegam ao açude de Boqueirão, na Paraíba
Notícias ao Minuto Brasil

22:21 - 19/04/17 por Notícias Ao Minuto

Brasil Abastecimento

O reservatório Epitácio Pessoa, em Boqueirão (PB), começou a receber as águas do Velho Chico na noite desta terça-feira (18). A ação beneficiará mais de 700 mil pessoas em Campina Grande e em 17 municípios da Paraíba. 

Para enfrentar a pior seca dos últimos 100 anos, o Ministério da Integração Nacional fez esforços para que as águas do São Francisco chegassem a Campina Grande, ainda, neste mês de abril. O acréscimo no açude, proporcionado pelo Projeto de Integração do Rio São Francisco, cria condições para que o racionamento comece a ser reduzido no município paraibano.

Agora, o fornecimento e o tratamento são de responsabilidade do governo da Paraíba, que prevê que, em aproximadamente dois meses, os domicílios da cidade passem a ter abastecimento diário e regular. Isso vai acontecer quando o nível do açude superar 8% de sua capacidade – hoje está em 2,9%.

Também serão contemplados pelas águas do Velho Chico os municípios de Barra de Santana, Caturité, Queimadas, Pocinhos, Lagoa Seca, Matinhas, São Sebastião de Lagoa de Roça, Alagoa Nova, Boqueirão, Boa Vista, Soledade, Juazeirinho, Cubati, Pedra Lavrada, Olivedos, Seridó e Cabaceiras.

Antes de chegar ao reservatório Epitácio Pessoa, mais de 300 quilômetros foram percorridos pela água do São Francisco, do início do Eixo Leste do projeto, em Floresta (PE), e ao longo do rio Paraíba, desde a inauguração do trecho em março. 

Benefício

A primeira cidade na Paraíba que contou com a água do São Francisco foi Monteiro (PB), com a entrega do Eixo Leste no dia 10 de março. A moradora e sócia de um salão de beleza no município, Rose Oliveira, 43 anos, já sentiu a diferença da água na torneira da sua casa.

"Antes era bem difícil. O pouco da água que a gente tinha não era de qualidade. Era salobra. Agora, você sente o gosto da água. Você toma banho e pode colocar a água na boca. É totalmente diferente. É prazeroso", comemora.

Abastecimento regular

O Projeto de Integração do Rio São Francisco é uma prioridade do governo federal e, para garantir a maior oferta de água para a população do semiárido nordestino, os serviços nas obras foram intensificados nos últimos meses.

Quando totalmente finalizado, mais de 12 milhões de pessoas em Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte contarão com o abastecimento regular. Serão beneficiados 390 municípios nesses estados.

Leia também: Supremo decide se transexual pode mudar registro civil nesta quinta

Campo obrigatório