Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

ONGs pedem tratamento para câncer de mama metastático no SUS

Terapia combinada aumenta em 20 a 56 meses o tempo de vida da paciente

ONGs pedem tratamento para câncer de 
mama metastático no SUS
Notícias ao Minuto Brasil

13:05 - 26/04/17 por Agência Brasil

Brasil Saúde

Entidades e organizações não-governamentais defenderam hoje (26), em audiência pública na Assembleia Legislativa de São Paulo, a incorporação do tratamento de câncer de mama metastático, ou seja, no estágio mais avançado da doença, ao Sistema Único de Saúde (SUS). O tema foi debatido hoje também em outros estados brasileiros.

A terapia combinada, que usa os medicamentos Trastuzumabe e Pertuzumabe, aumenta em 20 a 56 meses o tempo de vida da paciente, além de melhorar sua saúde nos últimos anos de vida. João Bosco Ramos Borges, médico e presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, afirmou que, na fase avançada do câncer de mama, a doença se espalha principalmente para ossos, pulmão, fígado e cérebro.

Para o especialista, o SUS precisa dar atenção a essas mulheres acometidas pelo câncer. “Um país civilizado não é apenas o que faz diagnóstico precoce, mas o que cuida bem daquele paciente que tem um fim definido”. Segundo João Bosco, as mulheres com menos de 30 anos têm câncer de mama, em geral, mais agressivo. As idosas, por sua vez, apresentam baixa resistência a tratamentos.

De acordo com Ermantina Ramos, presidente da União e Apoio no Combate ao Câncer de Mama (Unaccam), as pacientes que descobriam o câncer em fase avançada no século passado, morriam com muita rapidez. “Depois de estudos clínicos feitos desde 2002, os medicamentos trouxeram muita saúde e qualidade de vida. A doente metastática tem direito de viver com qualidade”, disse.

Atualmente, pacientes de convênios de saúde têm acesso ao tratamento com os dois remédios. Na rede pública, o Trastuzumabe é oferecido desde 2013, mas com restrição apenas a mulheres com câncer de mama inicial ou localmente avançado.

Em nota, o Ministério da Saúde informou que oferece assistência integral aos pacientes com câncer, incluindo diagnóstico, cirurgias, tratamento e medicamentos.

“Sobre a inclusão da combinação dos medicamentos Trastuzumabe e Pertuzumabe para o tratamento de câncer de mama metastático HER2+, no SUS, esclarecemos que a decisão está sendo avaliada pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec). Na reunião deste mês, a Conitec emitiu recomendação inicial para tal fato”.

De acordo com a nota, a incorporação do medicamento está em consulta pública até o início do mês de maio. “Vale esclarecer que a Conitec avalia estudos apresentados para a incorporação de medicamentos ou procedimentos, e os estudos relacionados à incorporação desses medicamentos só foram apresentados no final do ano passado.”

Leia também: Greve geral: categorias que já confirmaram adesão ao ato desta sexta

Campo obrigatório