Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

ONU vai a Roraima avaliar situação de venezuelanos

Criação de campo de refugiados foi descartada por ora

ONU vai a Roraima avaliar situação de venezuelanos
Notícias ao Minuto Brasil

16:24 - 31/05/17 por Ansa

Brasil Em análise

Membros do governo federal e do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), das Nações Unidas, estão em Roraima analisando a situação dos imigrantes venezuelanos, que vieram em massa para o Brasil. Por ora, a possibilidade de criação de um campo de refugiados está descartada.   

O governo de Roraima informou que, desde o ano passado, ao menos 30 mil venezuelanos chegaram no Brasil por meio da fronteira entre Santa Elena de Uairén e Pacaraima, devido à crise no país governado pelo ditador Nicolás Maduro.

A visita tem como objetvio verificar as condições de imigração no local e pensar em projetos que sejam capazes de atender a demanda de estrangeiros.   

Segundo a avaliação do Estado brasileiro, a crise pode se agravar nos próximos meses. Mais de três mil venezuelanos já registraram pedidos de refúgio na Polícia Federal, enquanto outros chegaram a disputar comida com indígenas e urubus no aterro sanitário da capital. Parte dos imigrantes também está em Manaus.   

Um grupo de trabalho foi criado ontem (30) em Boa Vista e, nesta quarta-feira (31), a comitiva seguirá para Pacaraima. Amanhã (1), haverá outro encontro para definir novas estratégias.

LEIA TAMBÉM: Doria sugere que perguntas sobre a cracolândia sejam feitas a Haddad

Campo obrigatório