Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Golfinho encontrado morto em Ubatuba com tira de sandália na boca

Instituto Argonauta denuncia que animal morreu de desnutrição

Golfinho encontrado morto em Ubatuba
com tira de sandália na boca
Notícias ao Minuto Brasil

06:38 - 22/06/17 por Notícias Ao Minuto

Brasil Poluição

Mais uma prova de que a mão do homem cai pesada sobre a natureza. Um golfinho foi encontrado morto, na Praia do Sapê, em Ubatuba, São Paulo, com uma tira de sandália presa na boca. Conforme o Instituto Argonauta, que atua na preservação local e responsável pela denúncia, nesta quarta-feira (21), o animal morreu de desnutrição. 

A tira da sandália causou uma grave infecção no maxilar superior do golfinho por meses, o que impediu de se alimentar corretamente. Os veterinários do Argonauta acreditam que o animal confundiu a tira de borracha com alimento. O corpo foi encontrado, há duas semanas, pelo Projeto de Monitoramento da Bacia de Santos.

Nota oficial do Instituto Argonauta:

A equipe responsável pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) do Instituto Argonauta foi acionada há duas semanas para atender uma ocorrência chocante envolvendo um Golfinho (Sotalia guianensis) encontrado morto na Praia do Sapê em Ubatuba, litoral norte paulista.

Segundo o laudo inicial da necropsia, a interação antrópica (causada pelo homem), por resíduo sólido (tira de borracha do chinelo), presa na região rostral (focinho) do golfinho gerou uma lesão muito grave no maxilar superior, impedindo o animal de se alimentar.  Consequentemente, causando uma desnutrição severa e a morte.

“A cena é triste. Tudo indica que o animal passou meses com esse pedaço de chinelo enroscado ao corpo”, conta Carla Beatriz Barbosa, coordenadora do PMP-BS no Instituto Argonauta.

“Casos ruins como este são chocantes, mas precisamos e devemos divulgar para que as pessoas saibam que até um simples chinelo esquecido na beira do mar pode levar à morte um animal marinho ameaçado de extinção”. Explica Hugo Gallo, oceanógrafo e presidente do Instituto Argonauta.

O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Pólo Pré-Sal da Bacia de Santos. O projeto é conduzido pelo IBAMA e coordenado pela Univali sob a responsabilidade do Instituto Argonauta no litoral norte do estado de SP.

Leia também: Mãe Stella de Oxosssi pode estar sofrendo maus-tratos; MP investiga

Campo obrigatório