Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Mais de 26 cidades estão em situação de emergência

Locais foram afetados por enxurradas, vendavais, chuvas intensas, inundações e estiagem. Prefeituras já podem solicitar auxílio federal

Mais de 26 cidades estão
em situação de emergência
Notícias ao Minuto Brasil

07:17 - 25/06/17 por Notícias Ao Minuto

Brasil Defesa Civil

Mais 26 cidades nos estados da Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Sergipe e São Paulo tiveram situação de emergência reconhecida pela Defesa Civil nessa sexta-feira (23). Os locais foram afetados por enxurradas, vendavais, chuvas intensas, inundações e estiagem, informa o Ministério da Integração Nacional.

Nas cidades de Riacho de Santana (BA), Nova Porteirinha (MG) e Poço Verde (SE), os reconhecimentos federais são decorrentes do extenso período de estiagem. Em Palmital (PR) e nas gaúchas Canoas e Porto Vera Cruz (RS), a medida advém dos vendavais e inundações.

+ Dupla sertaneja fica ferida após acidente de carro em Mato Grosso

A partir da publicação no Diário Oficial da União desta sexta, as prefeituras poderão solicitar apoio federal para ações de socorro e assistência, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de áreas danificadas por desastres naturais. A vigência é de 180 dias.

Auxílio emergencial

Para obter apoio material e financeiro da Defesa Civil nacional, os municípios devem apresentar um relatório com diagnóstico dos danos e o Plano Detalhado de Resposta (PDR), por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID). Após análise técnica, o Ministério da Integração define o valor do recurso a ser disponibilizado. Com informações do Portal Brasil.

Campo obrigatório