Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Embaixador da UE diz que carne do Brasil tem problema sanitário

João Cravinho define produto como 'fantástico', mas alerta que país peca na fiscalização

Embaixador da UE diz que carne do Brasil tem problema sanitário
Notícias ao Minuto Brasil

07:30 - 10/07/17 por Notícias Ao Minuto

Brasil Mercado

A carne brasileira é "fantástica". O problema, nas palavas do embaixador da União Europeia (UE) no Brasil, João Cravinho, é o " deficiente sistema de controle sanitário" do país. Ponto que fez, inclusive, com a UE exigisse, formalmente, ao Ministério da Agricultura, há menos de um mês, mais rigor na fiscalização. O documento é assinado pelo comissário de Saúde do bloco, Vytenis Andriukaitis.

Cerca de US$ 2,5 bilhões foram exportados pelo Brasil para o bloco em carnes de vaca, frango e derivados, em 2016. Em entrevista ao GLOBO, Cravinho explicou que os países da Europa não estão preocupados com o esquema de corrupção exposto na Operação Carne Fraca, que teve repercussão mundial. Mais importante é resolver as falhas identificadas pela Polícia Federal, que, segundo analisa, ficaram sem correção.

+Designer polemiza ao oferecer casa em troca de trabalho no Facebook

"Neste momento, não temos qualquer impedimento da carne brasileira no mercado europeu. Ou melhor, impedimos a carne de cavalo, que era uma parcela pequena das exportações para a Europa, e a suína, que nunca foi autorizada. A bovina não foi afetada na inspeção. Em relação à carne de frango, havia não só deficiências no controle sanitário como irregularidades na fronteira. Portanto, colocou-se a exigência de um certificado de controle sanitário no momento da saída do produto no Brasil", detalhou a O Globo.

Cravinho ressaltou que, enquanto o Brasil arruma a casa, a União Europeia não apenas deve assinar o acordo de livre comércio entre Mercosul até dezembro e, ainda nesta semana, firmar contrato com o Japão. O bloco também elabora tratados de livre comércio com Austrália, Nova Zelândia e Cingapura.

Campo obrigatório