Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Desastres naturais levam 21 cidades do país à situação de emergência

Prefeituras terão acesso a recursos federais para restabelecer serviços essenciais

Desastres naturais levam 21 cidades do país 
à situação de emergência
Notícias ao Minuto Brasil

20:18 - 17/07/17 por Notícias Ao Minuto

Brasil Tempo

Por causa de desastres naturais, 21 cidades tiveram a situação de emergência reconhecida pelo Ministério da Integração. A medida foi publicada nesta segunda-feira (17) no Diário Oficial da União (DOU) e vale por 180 dias.

Com a decisão, os municípios têm acesso a recursos federais para ações de socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de áreas públicas danificadas.

+ Neve atinge ao menos cinco cidades gaúchas nesta segunda-feira

A estiagem atingiu as cidades de Belo Campo, Crisópolis, Ibipitanga, Remanso, São Domingos e Teofilândia na Bahia; Coração de Jesus, Jacinto, Mata Verde e Medina em Minas Gerais; e Pedro II, no Piauí.

Já nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina os danos às estruturas públicas foram provocados pelas chuvas intensas e enxurradas. As inundações também atingiram o Amazonas e Alagoas.

Auxílio emergencial

Para obter apoio material e financeiro do Ministério da Integração Nacional para ações emergenciais, os municípios devem apresentar um relatório com diagnóstico dos danos e o Plano Detalhado de Resposta (PDR), por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID). Após análise da Sedec, o Ministério da Integração define o valor do recurso a ser posto à disposição. Com informações do Portal Brasil. 

Campo obrigatório