Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Coreia do Sul e China vencem Olimpíada de Matemática

Coreia do Sul e China vencem Olimpíada Internacional de Matemática no Rio

Coreia do Sul e China vencem Olimpíada de Matemática
Notícias ao Minuto Brasil

14:26 - 22/07/17 por Folhapress

Brasil Rio de Janeiro

A equipe da Coreia do Sul venceu a 58ª edição da IMO (Olimpíada Internacional de Matemática), que reuniu 112 países no Rio de Janeiro e pela primeira vez foi realizada no Brasil, país que terminou a competição em 37ª lugar, com duas medalhas de prata, uma de bronze e duas menções honrosas. As informações são da Agência Brasil.

O segundo lugar, por equipe, ficou com a China e o terceiro com o Vietnã. A premiação dos vencedores da 58ª IMO acontecerá ainda na tarde deste sábado (22), no Hotel Windsor Barra, na Barra da Tijuca, zona oeste da cidade.Campeã da última edição da competição, a equipe dos Estados Unidos ficou na quarta colocação este ano, seguida da Irlanda do Norte e do Japão.

A IMO 2017 foi organizada pelo Impa (Instituto de Matemática Pura e Aplicada) e realizada em conjunto com o ICM (Congresso Internacional de Matemática) 2018, como parte do Biênio da Matemática Brasil 2017/2018.

Mais antiga e prestigiada competição de nível médio do mundo, a Olimpíada Internacional de Matemática é realizada anualmente e nesta edição contou com uma participação recorde de 623 estudantes de 112 países de cinco continentes.

Cada equipe era composta por, no máximo, seis participantes que, entre os dias 17 e 21 se empenharam em resolver os mais desafiadores problemas matemáticos, mantendo uma tradição que teve início em 1959, na Romênia, então com apenas seis países participantes.

+ Passagens de super promoção para Paris são canceladas sem aviso

VENCEDORES

A equipe da Coreia do Sul venceu a IMO 2017 com todos os seus seis atletas conquistando seis medalhas, todas de ouro. Segunda colocada, a equipe da China conquistou cinco medalhas de ouro e uma de prata; enquanto a equipe do Vietnã fechou em terceiro lugar com quatro ouros, uma prata e um bronze.

Já os seis brasileiros selecionados pelo Impa e pela Sociedade Brasileira de Matemática para participar desta edição conquistaram duas medalhas de prata (João César Campos Vargas e Davi Cavalcanti Sena), uma de bronze (George Lucas Diniz Alencar) e três menções honrosas (Bruno Brasil Meinhart, Pedro Henrique Sacramento de Oliveira e André Yuji Hisatsuga).

Ao conquistar uma medalha de prata e totalizar 21 pontos, o brasileiro João César Campos Vargas foi o melhor colocado entre os atletas do país, ficando na 82ª colocação no individual. No ano passado, o Brasil teve a sua melhor colocação, ao terminar a competição em 15ª lugar por equipe.

FILHO DE ASSAD

A delegação da equipe Síria terminou a competição na 56ª colocação entre os 112 participantes, aí incluída Angola que esteve pela primeira vez no evento e participou apenas como observadora. Principal destaque da equipe, por ser filho do ditador Bashar al-Assad, presidente do país, o jovem Hafez al-Assad terminou a competição em 528º lugar no individual, ficando com uma menção honrosa.

No Rio, Hafez al-Assad aproveitou também para fazer turismo e conhecer a cidade. Esteve no Corcovado e no Pão de Açúcar -dois dos principais cartões postais da cidade-, no Maracanã, no Boulevard Olímpico e na Lagoa Rodrigo de Freitas. Nesta sexta (21), dia de descanso, jogou bola e mergulhou nas águas da praia da Barra.A 59ª edição da Olimpíada Internacional de Matemática será realizada na Romênia, de 3 a 14 de julho de 2018.

Campo obrigatório