Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Triplica nº de presos infectados por doença de pele na Papuda

Na semana passada, apenas 692 presos haviam sido infectados

Notícias ao Minuto Brasil

19:26 - 24/07/17 por Notícias Ao Minuto

Brasil Epidemia

O número de detentos contaminados pelo surto de uma doença de pele no Complexo da Papuda saltou de 1.100 para 2.095, segundo nova triagem das secretarias de Segurança e de Saúde. As autoridades descartam que esteja havendo uma epidemia no sistema carcerário. Na semana passada, apenas 692 presos haviam sido infectados.

De acordo com informações do Correio Braziliense, cinco das seis unidades prisionais do Complexo da Papuda passaram por higienização. O mesmo ocorreu em outras 25 celas. "Os médicos realizam a consulta com os detentos, verificam se eles estão com alguma doença de pele, passam a medicação nos casos que forem diagnosticados e dão orientações de higiene, como a lavagem de mãos", explica o Governo Distrito Federal, em nota.

+ Criação de vagas em cadeias ficou aquém da meta, diz ministério

O comunicado ainda informou que os presos são constantemente acompanhados por diversos profissionais da saúde que trabalham nas unidades, como clínicos-gerais, enfermeiros, dentistas, assistentes sociais, terapeutas, entre outros. Cerca de 4,6 mil presos passaram por exames clínicos para monitorar a enfermidade.

A infecção bacteriana é chamada de impetigo, mais conhecida como impinge, e está tomando conta do presídio da Papuda há pelo menos quatro meses. Os detentos apresentam sintomas como coceira intensa, feridas e bolhas purulentas na pele.

Campo obrigatório