Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Ação criminal contra Samarco continua suspensa pela Justiça

Justiça Federal suspende ação criminal que tornou acusados réus por homicídio no desastre de Mariana

Ação criminal contra Samarco continua 
suspensa pela Justiça
Notícias ao Minuto Brasil

16:02 - 07/08/17 por Notícias Ao Minuto

Brasil há um mês

Continua suspensa, pela 12ª Vara Cível/Agrária de Minas Gerais, a ação movida pelo Ministério Público Federal (MPF) contra 22 pessoas, além das empresas Samarco, Vale, BHP Billiton e VogBR. O processo que os acusa - por crimes ambientais e por homicídios - pelo rompimento da Barragem de Fundão, da Samarco, foi suspenso, por tempo indeterminado, a pedido dos advogados de Ricardo Vescovi e Kleber Terra, em 4 de julho.

A defesa dos dois alegou que houve quebra de sigilo telefônico - com as conversas analisadas pela Polícia Federal e usadas pelo Ministério Público Federal (MPF) na denúncia. No entendimento do juiz Jacques de Queiroz Ferreira, a solicitação procede, segundo despacho assinado no dia 4 de julho e publicado pela Vale no último dia 14. Advogado que defende a Vescovi e Terra, Paulo Freitas reforçou ao G1 que também considera as interceptações telefônicas ilegais.

+ Com contaminação do Rio Iriri, indígenas recebem doações

O MPF contestou a decisão e pediu às companhias telefônicas envolvidas para esclarecer as informações. Até que haja resposta, o processo fica parado. Conforme o Estadão, a decisão da Justiça sobre a negociação de um acordo entre os acionistas da Samarco, o MPF, a União e os estados do Espírito Santo e Minas Gerais continua válida. Segundo a Vale, as tratativas continuam para chegar a uma solução final. O prazo para finalização do acordo é 30 de outubro.

No final de 2015, o rompimento da Barragem do Fundão, localizado em Minas Gerais, causou aquela que é considerada a maior tragédia ambiental do País. Os dejetos contidos na barragem atingiram a foz do Rio Doce, a costa do Espírito Santo e chegou até a afetar o litoral sul da Bahia.

Campo obrigatório