Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Rio adere a programa para melhorar uso de recursos de saúde

Programa Nacional de Gestão de Custos está presente em nove unidades da federação e em três municípios brasileiros

Rio adere a programa para 
melhorar uso de recursos de saúde
Notícias ao Minuto Brasil

22:47 - 08/08/17 por Notícias Ao Minuto

Brasil Esperança

Presente em nove unidades da federação, o Programa Nacional de Gestão de Custos (PNGC) do Ministério da Saúde chegou ao Rio de Janeiro. Gestores estaduais e municipais de saúde aderiram de forma voluntária à iniciativa.

O programa compreende um conjunto de ações voltadas para a geração, o aperfeiçoamento e o incentivo ao uso efetivo da informação de custo pelos gestores da saúde, visando a melhorar o desempenho do Sistema Único de Saúde (SUS).

+ Refrigerantes não poderão mais ser vendidos em escolas

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-RJ), o programa abrangerá 30 unidades de pronto atendimento (UPA) e 11 hospitais geridos por organizações sociais de saúde (OSS), além de hospitais e institutos gerenciados pela Fundação Saúde do Estado do Rio de Janeiro (FSERJ) e pela SES-RJ. A previsão é de que 150 profissionais, entre contabilistas, economistas e administradores, além de profissionais da área da saúde, participem do PNGC.

Com a adesão do Rio, o programa está implantado em oito estados – Amapá, Tocantins, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Bahia e Rio Grande do Sul –, no Distrito Federal e em três municípios – Rio de Janeiro, Porto Alegre e Mauá. No total, 150 unidades de saúde fazem parte do projeto.

Campo obrigatório