Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Morre rapaz atropelado em SC por herdeiro de grupo de mídia

Sérgio Teixeira da Luz foi atingido pelo Audi A3 dirigido por Sérgio Orlandini Sirotsky

Morre rapaz atropelado em SC por herdeiro de grupo de mídia
Notícias ao Minuto Brasil

14:59 - 11/08/17 por Folhapress

Brasil Florianópolis

O vendedor Sérgio Teixeira da Luz, 23, atropelado na saída de uma festa em Florianópolis no último domingo (6), morreu na madrugada desta sexta-feira (11).De acordo com o delegado Otávio César Lima, da Delegacia de Polícia Civil de Canasvieiras, Luz foi atingido pelo Audi A3 dirigido por Sérgio Orlandini Sirotsky, 21, que segundo a polícia fugiu do local sem prestar socorro.

Leia também: Acidente derruba 40 contêineres e carga se espalha no litoral de SP

Sirotsky é um dos herdeiros do grupo RBS, que possui veículos de comunicação no Rio Grande do Sul, entre eles, a RBS TV, afiliada da Rede Globo no Estado.Luz estava internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Celso Ramos. Ele chegou a ser operado, mas teve ferimentos irreversíveis no pulmão, segundo relato de parentes à polícia.

O delegado César Lima informou nesta sexta (11) que, com a morte de Luz, Sirotsky deverá responder a processo por omissão de socorro, lesão corporal e homicídio.

O policial disse que está ouvindo testemunhas e esperando resultados de exames toxicológico para ver em qual tipo de homicídio o atropelador será enquadrado. "Uma vez comprovado que estava [o motorista] sob efeito de álcool ou droga análoga, ou que estava participando de racha, isso implica em intenção. Aí estamos no dolo eventual [quando se assume o risco de matar]", disse o policial. Se condenado, a pena pode chegar a 12 anos de cadeia.

ACIDENTE

O acidente aconteceu por volta de 5h15 de domingo (6), em Jurerê, um dos mais bairros com mais casas noturas da capital catarinense.

De acordo com a Polícia Civil, Luz e dois amigos haviam participado de uma festa na região. Eles caminhavam pelo acostamento da SC-401 para chegar ao ponto de ônibus quando foram atropelados. Os dois amigos se feriram, mas já receberam alta médica.

Em depoimentos à Polícia Civil na quinta-feira (10), um dos amigos disse que "não viu nada" do acidente. Instantes depois do primeiro atropelamento, houve um segundo atropelamento no mesmo local.

O atropelado foi um jovem que prestava socorro às três vítimas do primeiro acidente. O rapaz passa bem, segundo os investigadores responsáveis pelo caso.

O motorista que o atropelou, Eduardo Rios, 25, também fugiu sem prestar socorro às vítimas, segundo o comando da Polícia Civil. Mas foi detido pela Polícia Militar na Beira Mar Norte, uma avenida sofisticada da cidade, a cerca de 30 km do local do acidente.

De acordo com o comando da Polícia Civil, Rios foi autuado por omissão de socorro, pagou fiança e foi liberado após audiência de custódia. Ele vai responder ao processo em liberdade.

ESTUPRO

Sérgio Orlandini Sirotsky não foi preso após o acidente. Ele se apresentou à Polícia Civil na quarta-feira (9). No depoimento, declarou que estava em uma festa em Jurerê, que não bebeu álcool, que "teve um branco" e que não se lembra do que aconteceu.

Esta não é a primeira vez que Sirotsky se envolve em caso de polícia em Florianópolis. Em 2010, aos 14 anos de idade, ele e dois amigos adolescentes foram denunciados pelo estupro de uma garota da mesma faixa etária.

O caso teve repercussão em todo o país pelo crime em si, pelo fato de um dos envolvidos ser filho de uma policial da cidade e porque o assunto não foi destacado nos veículos de comunicação da família.

O estupro foi denunciado por um blogueiro da capital catarinense. Segundo relato dele à época, a garota foi embebedada e estuprada em um imóvel da família Sirotsky, na rua Bocaiúva, um dos endereços mais nobres de Florianópolis.O blogueiro morreu em 2011. A perícia constatou suicídio. Mas até hoje parentes e amigos acreditam em assassinato.

Nos jornais, rádios e na emissora de TV que a RBS tinha em Santa Catarina naquele ano, o assunto foi noticiado sem nomes. Segundo a empresa justificou à época, isso ocorreu em respeito ao ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).

OUTRO LADO

O empresário Sérgio Sirotsky, pai do motorista, divulgou nota nesta sexta-feira (11) dizendo que "não há o que amenize e alivie a imensa dor dessa perda". "Que a família encontre forças para enfrentar esta ausência. Estamos todos de luto e sofrendo com os familiares e amigos de Sérgio Teixeira da Luz", diz o texto.

Na terça-feira (8), o empresário divulgou uma primeira nota dizendo que lamentava o acidente. "Lamento profundamente o acidente ocorrido no domingo, em Jurerê, envolvendo veículo conduzido por meu filho Sérgio Orlandini Sirotsky. Como pai, estou muito triste e peço desculpas aos jovens atingidos e a seus familiares."

"Está sendo muito difícil para nossa família enfrentar este momento, que nenhum pai gostaria de viver. Meu filho tem 21 anos, e é responsável por seus atos. Estamos tomando providências para tratar de nosso filho, que também precisa de ajuda", diz o texto.

A empresa de assessoria de imprensa responsável pelo caso informou que nem a família nem a defesa do rapaz comentariam o caso de estupro. Com informações da Folhapress. 

Campo obrigatório